Esquadrão Onça transporta pacientes com Covid-19 para Porto Velho. Atuando por solicitação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério da Defesa, acionou as Forças Armadas para a transferência de sete pacientes com Covid-19. Em 04 de junho, a aeronave C-105 Amazonas, matrícula FAB 2811, operada pelo 1º/15º FAV -Esquadrão Onça, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o transporte dos pacientes de Campo Grande (MS), para Porto Velho (RO).
Os pacientes, que estavam internados em unidades de saúde de Dourados (MS), foram transferidos, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, em ambulâncias do tipo UTI móvel até a capital sul-mato-grossense.
Na Ala 5, em Campo Grande, acompanhados de médicos e de enfermeiros da Secretaria de Saúde, os pacientes foram embarcados no “Onça 11”, com acompanhamento de uma equipe médica da FAB. A decolagem ocorreu às 15h30 e a chegada na capital de Rondônia às 18h30 (horário de Brasília).
Desde o início da Operação COVID-19, as Forças Armadas realizaram o transporte aéreo de aproximadamente 880 pacientes, em apoio as Secretarias Estaduais de Saúde.
Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.