Saab continuará fornecendo suporte para frota AW109 da Suécia. A Saab assinou um contrato com a Agência de Material de Defesa do Governo da Suécia (FMV – Försvarets Materielverk) para suporte total da frota de helicópteros Leonardo AW109 LUHS (Light Utility Helicopter System), designado militarmente pela Força Aérea da Suécia (SwAF) como Helikopter 15 (HKP 15).
Anunciado em 02 de junho, o contrato tem o valor aproximado US$ 66.5 milhões (SEK 550 milhões), envolve a manutenção e suporte para a frota de 20 aeronaves, sendo 12 HKP 15A (terrestre) e 08 HKP 15B (navais), além de motores e equipamentos. A vigência será entre 01 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2026, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2030.
O Helikopter 15 está em operação na Força Aérea da Suécia há cerca de 18 anos e, desde 2012, a Saab mantém um acordo de exclusividade para garantir a disponibilidade operacional da frota.
“Desde 2012, trabalhamos em estreita colaboração com o cliente final na Helicopter Wing, e nossa proficiência em fornecer suporte e manutenção completos garante a alta disponibilidade do Helikopter 15. A confiança contínua em nós e os contratos de longo prazo confirmam que somos os estratégicos o parceiro de suporte que queremos ser ”, disse Ellen Molin, Chefe de Suporte e Serviços da Saab.
Atualmente, a os 20 Helikopter 15A/B da SwAF estão baseados em Linköping/Malmen (HKP 15A) e Ronneby (HKP 15B). A principal base de manutenção, inspeções e reparos é Malmen, em Linköping, onde está localizada a maioria dos recursos da Saab para manutenção de helicópteros. A Saab também tem funcionários permanentes em Ronneby, além de boa capacidade para alocar recursos em diferentes locais quando necessário.
@FFO