Mais Pilatus PC-21 para a Armée de l’Air Francesa. Em fevereiro do ano passado, a Força Aérea e Espacial Francesa (AAE – Armée de l’Air & de l’Espace) lançou uma licitação para a contratação de aeronaves Pilatus PC-21 adicionais e serviços, com objetivo de substituir os Alpha Jet E no treinamento avançado de piloto de caça (Fase IV). Eles serão destinados para a Escola de Transição Operacional (ETO – École de Transition Opérationnelle), sediada na Base Aérienne 120 (BA120), em Cazaux.
A joint venture F-Air 21, formada pela Dassault Aviation e Babcock France, venceu a concorrência para fornecer até treze PC-21, que serão entregues em Cognac-Châteaubernard (BA709), para garantir a Fase IV de treinamento avançado dos piloto de caça da AAL. Esses serviços serão operados com aeronaves Pilatus arrendadas, manutenção sob responsabilidade de empresas privadas, mas instrutores militares franceses.
Em 2019, a Força Aérea Francesa recebeu os primeiros dezessete Pilatus PC-21 e alguns simuladores, como parte de um contrato assinado em 2016 com a F-Air 21 (então, FOMEDEC). Matriculados entre 01/709FC e 17/709FS, eles foram destinados para a École de Pilotage de l’Armée de l’Air 315 (EAC 00.315) “Général Jarry”, baseada em Cognac-Châteaubernard (BA709).
Os primeiros pilotos de caça formados nos Pilatus PC-21 da EAC 00.315, em breve chegarão no Escadron de Transformação Rafale 3/4 Aquitaine (ETR03.004) “Acquitaine”, em Saint Dizier/Robinson (BA113), onde iniciarão a conversão para o caça da Dassault.
Graças às suas altas capacidades de manobra (-4G, + 8G), aviônicos de última geração, funcionalidades e integração com sistemas simulados, o PC-21 permite uma profunda modernização no curso de formação de piloto de caça, trazendo o programa de treinamento para um cenário mais representativo das operações atuais.
@FFO