Peru restaura North American NA-50 “Torito”. Em 02 de junho, a Força Aérea Peruana (FAP) recebeu a emblemática aeronave North-American NA-50 “Torito”, após um grande trabalho de restauração realizada pelo Serviço de Manutenção da Força Aérea (SEMAN). Cerca de 50 técnicos especialistas trabalharam 220 dias e 47.520 horas/homem para completar a revitalização do clássico monomotor.
A FAP operou uma frota de sete NA-50 “Torito”, recebidos a partir de 07 de abril de 1939. Todos foram atribuídos a 41ª Esquadrilha, do XXI Esquadrão de Caças, de Chiclayo. A unidade foi destacada com desempenho heroico em missões de combate, na defesa da integridade do território peruano.
A aeronave recebeu a matrícula XXI-41-3, na qual o Capitão José Quiñones Gonzáles, voou diversas missões na guerra contra o Equador, em 1941. O “Torito” restaurado é o único existente da esquadrilha original, e será preservado no Museu Aeronáutico do Peru, localizado em Las Palmas, em Lima.
Por muitos anos, o NA-50 estava instalado em um pedestal no lado externo da base aérea Las Palmas, em situação degradada. No seu lugar foi colocado um AT-6, também marcado como XXI-41-3.
@FFO