Caças navais J-15 estariam operando em base no Mar da China Meridional. A mídia estatal chinesa divulgou um vídeo mostrando a operação de caças J-15 “Flying Shark”, da Aviação Naval do Exército de Libertação do Povo (PLANAF – People’s Liberation Army Naval Air Force) em um aeródromo que, supostamente, seria a Base Aérea de Lingshui, Hainan, localizado na costa do Mar da China Meridional. A informação foi divulgada por Janes Defense em 01 de junho.
Divulgada pela emissora de televisão estatal China Central Television (CCTV), em 27 de maio, a filmagem mostra pelo menos duas aeronaves decolando da base e realizando exercícios de treinamento, incluindo reabastecimento em voo, antes de pousar na mesma base, da qual faz parte do Comando da Região Sul do Exército Popular da China (PLA).
Esta é a primeira evidência no ocidente, de que os caças navais J-15, produzidos pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC), estão operando nesta base, que anteriormente foi a sede da 3ª Divisão Aérea da Marinha Popular Chinesa (PLAN).
Imagens capturadas por satélites comerciais em 27 de janeiro, mostram que a base aérea recebeu uma uma pintura simulando uma pista de pouso de um porta-aviões. As marcações teriam sido aplicadas na extremidade sudeste da pista de pouso principal, e serve para treinamento dos pilotos navais, simulando as aproximações e pousos embarcados.
A pista de treinamento tem aproximadamente 206 metros de comprimento e 26 metros de largura, teria sido pintada entre os meses de novembro de 2020 e janeiro deste ano. As marcações incluem área de pouso e amarrações para helicópteros, além das posições dos cabos de arrasto.
Segundo especialistas, as pinturas reproduzem fielmente as posições e dimensões encontradas no porta-aviões Shandong (CV 17), a segunda nau-capitânia da PLAN.
@FFO