Força Aérea Dinamarquesa adquire avião de treinamento elétrico. A Real Força Aérea Dinamarquesa (RDAF) poderá se tornar a primeira força aérea do mundo a usar aeronaves elétricas em uma unidade operacional. Em 03 de junho, o Ministério da Defesa do país anunciou o arrendamento de duas aeronaves de origem eslovena, Pipistrel Velis Electro, para iniciar uma campanha de avaliações.
Arrendados da empresa francesa Green Aerolease, os dois monomotores Velis Electro chegarão em setembro, na unidade de instrução da RDAF, localizada na Base Aérea de Karup, onde cumprirão um período de dois anos de testes e avaliações.
“Todos têm a responsabilidade de contribuir para a prevenção das mudanças climáticas. Isso também se aplica à área de defesa. Portanto, decidimos adquirir aeronaves elétricas para nossa força aérea. Os aviões elétricos serão usados para treinamento, entre outras coisas. A experiência será importante para futuras aquisições de equipamentos na área de defesa ”, comentou a Ministra da Defesa Dinamarquesa, Trine Bramsen.
Inicialmente o programa prevê que as avaliações sejam realizadas por pilotos mais experientes e instrutores da academia de voo dinamarquesa. Posteriormente, os monomotores elétricos entrarão no programa de instrução dos novos pilotos militares da Karup Flying School. Eles atuarão ao lado dos monomotores de motores convencionais Saab T-17 Suppoter, no treinamento básico dos alunos.
Produzido pela empresa Pipistrel, em Ajdovščina, na Eslovênia, o Velis Electro é o primeiro avião totalmente elétrico com certificação de tipo do mundo. Está equipado com um motor aeronáutico elétrico Pipistrel E-811-268MVLC de 57,6 kW (77 HP), alimentado por dois bancos de baterias de lítio, que conferem uma autonomia aproximada de 50 minutos. O tempo de recarga das baterias é de aproximadamente 45 minutos. O Velis Electro tem um teto de serviço de 12 mil pés, velocidade máxima de 181 km/h (98 nós) e velocidade de estol aproximada de 83 km/h (45 nós) com flaps embaixo.
@FFO