USAF encomenda seis jatos Global 6000 para plataforma BACN. Em 1º de junho, a Learjet Inc. assinou um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD), no valor de US$ 464,9 milhões, para o fornecimento de até seis aeronaves Bombardier Global 6000, convertidas em plataformas Battlefield Airborne Communications Node (BACN). As aeronaves, designadas militarmente como E-11A, serão construídas nas instalações da Learjet, em Wichita, Kansas, com prazo de entrega até maio de 2026.
O sistema BACN é um gateway de comunicações aerotransportado de alta altitude, capaz de retransmitir dados, voz e imagens entre elementos díspares, aprimorando a comunicação e a coordenação para combatentes em regiões de difícil acesso. As aeronaves atuam em missões de lançamento aéreo, apoio aéreo aproximado à comboios terrestres, operações de sistemas de controle aéreo no teatro operacional e missões humanitárias. Os BACN tem atuado principalmente no Afeganistão, em apoio de comunicação para tropas terrestres em missões nas regiões montanhosas do país.
A notícia da assinatura deste contrato veio cerca de quatro meses depois que a USAF divulgou pela primeira vez que iria adquirir novas aeronaves BACN. Atualmente a frota está composta por três E-11A, depois que uma das quatro aeronaves originais foi perdida em acidente no Afeganistão em 2020.
Os três E-11A da USAF, matrículas 11-9001, 11-9355 e 12-9506, são operados pelo 430th Expeditionary Electronic Combat Squadron, da 455th Air Expeditionary Wing, sediados na Base Aérea de Kandahar, no Afeganistão.
@FFO