IAI Heron para um país da Ásia Central. A Israel Aerospace Industries (IAI) fechou recentemente um contrato avaliado em US$ 200 milhões para fornecer à um país da Ásia central (não revelado) o sistema aéreo não tripulado (UAS – Unmanned Aerial Systems) Heron. Esta é a quarta grande transação UAS anunciada pela IAI este ano. Este contrato havia sido divulgado em janeiro 2021 e foi ratificado no dia 1º de junho. A IAI informou o acordo refere-se a venda de um exemplar e ao arrendamento de duas outras unidades.
A família Heron lidera o portfólio de Veículos Aéreos não Tripulados (UAV – Unmanned Aerial Vehicle) da IAI. Os vários modelos Heron são usados regularmente para missões operacionais por mais de 20 clientes em todo o mundo.
O Heron Mk II tem um teto de 35.000 pés, velocidade máxima de 140 nós e pode permanecer no ar por até 45 horas. Seu peso máximo de decolagem (MTOW) é de 1.350 kg com 450 kg de carga útil. Graças às tecnologias de produção aprimoradas, o Heron Mk II tem um chassi mais largo e forte, permitindo uma manutenção rápida e fácil. O UAV permite o uso de sensores de reconhecimento de longo alcance, radar e cargas úteis adicionais, como equipamentos COMINT e ELINT.
A característica marcante do UAV é sua capacidade de afastamento, ou seja, a capacidade de reunir dados de inteligência dos alvos a longa distância (dezenas de milhas) sem a necessidade de cruzar fronteiras, graças à sua capacidade de transportar sensores maiores e aprimorados.
O presidente e CEO da IAI, Boaz Levy, disse: “O negócio é uma prova da força de nossos clientes satisfação com os UAVs Heron, incluindo seu desempenho operacional e técnico. Nosso os clientes escolhem repetidamente o Heron para sua ampla gama de missões de coleta de inteligência em diferentes configurações de solo e clima”.
Fonte: IAI