Royal Navy busca helicópteros não tripulados para seus navios. A Marinha Britânica lançou um requerimento em maio de 2021 com um objetivo bem claro. Adquirir um sistema aéreo não tripulado de asas rotativas compacto, capaz de operar embarcado e que cumpra missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR- Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), onde os dados obtidos devem ser disponibilizados em tempo real ao sistema de defesa e alerta do navio.
O aviso de licitação fornecido pela Royal Navy, com aval do MoD UK, informa a indústria que a concorrência, de caráter urgente, visa fornecer uma série de UAS VTOL (pouso e decolagem verticais) compactos para seus navios de superfície. Eles devem ser capazes de encontrar, avaliar, acompanhar e gerar informações em tempo real de embarcações operando sozinhas ou em comboio, que possam ser uma ameaça a um navio ou frota da Marinha Real.
A Royal Navy quer ter uma “visão além do horizonte” e os sistema remotamente pilotados além de ser mais baratos, permitem o monitoramento por mais tempo, com a vantagem de não expor a tripulação de um helicóptero convencional. Entre os prováveis candidatos estão o Shiebel S100, o Airbus VRS700, o Leonardo AWHERO, o Northrop Grumman MQ-8, entre outros.
Nota original da Royal Navy:
“The requirement is for the provision of a number of Uncrewed Air Systems (UAS) and ancillaries under a Military Owned Military Operated (MOMO) arrangement to be delivered to the Royal Navy (RN) and Integrated onto a Naval Warship, to provide the RN with a Flexible Tactical Uncrewed Air System (FTUAS) Urgent Capability Requirement (UCR) for RN forward presence shipping to counter Crewed and Uncrewed Surface Vessels (USVs) in an operational theatre. The requirement will also require the Contractor to provide a FTUAS system at a UK Royal Navy Air Station, technical information, through life support, as well as the provision of training for operators and maintainers”. – Royal Navy.
@CAS