KC-390: em nota Embraer reforça sua parceria com a FAB. Em uma nota divulgada dia 28 de maio, a Embraer confirmou o recebimento da solicitação do Comando da Aeronáutica (COMAER) que traz a intenção de iniciar as tratativas visando ajustes no contrato para o fornecimento de 28 unidades KC-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo de reduzir o número total de aeronaves a serem entregues e adequar as entregas futuras, dentro do orçamento e das necessidades. A FAB tornou público o assunto no dia 26 de maio – veja aqui.
A fabricante destacou que, em ocasiões passadas de restrições orçamentárias impostas pela União aos contratos de desenvolvimento e produção do KC-390, a Embraer “Sempre procurou adequar seus recursos com vistas à continuidade deste projeto de grande relevância nacional e internacional, prezando pela parceria com a FAB e pelo desenvolvimento da indústria nacional”.
“A Embraer informa estar com todas as suas obrigações contratuais em dia, bem como reitera sua capacidade de cumprimento de obrigações futuras, particularmente no processo de fabricação e entrega das aeronaves KC-390 Millennium à FAB. A Embraer reforça assim seu compromisso com o projeto C-390 Millennium, aeronave multimissão de nova geração”, disse no comunicado, acrescentando que a companhia acredita “no potencial de exportação deste produto, que traz inovações únicas em sua categoria e que já foi adquirido por duas nações europeias”.
Na nota Embraer reiterou seu papel de parceira estratégica com a FAB no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado, estabelecidos há mais de 50 anos. Nas próximas semanas, este assunto deverá ter novos capítulos, provavelmente já tratando da adequação do número de aeronaves e da cadência de entregas para a FAB e da redução de custos. Também será possível ter uma noção inicial de quais serão os efeitos futuros – se existirão, no posicionamento do KC-390 no mercado e como isto irá afetar o posicionamento do jato da Embraer.
@CAS