Cingapura recebeu o primeiro Boeing CH-47F Chinook. A Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) começou a receber os helicópteros Boeing CH-47F encomendados em novembro de 2016. O primeiro exemplar foi destinado para o Destacamento de Treinamento implantado em território australiano.
Em um comunicado publicado nas suas redes sociais no último dia 26 de maio, a RSAF informou que recebeu oficialmente o primeiro CH-47F diretamente no Destacamento de Helicópteros em Oakey, Austrália, onde os tripulantes poderão exercer completa capacidade de treinamento no novo equipamento.
Segundo a RSAF, os novos CH-47F estão equipados com avançados sistemas digitais integrados para gerenciamento de voo e de cargas, conjunto aprimorado de autoproteção, sistema de comunicação por satélite (SATCOM), entre outras opções escolhidas pela RSAF.
Os dois primeiros CH-47F da RSAF foram vistos no ano passado, durante voos de testes nos Estados Unidos. A primeira aeronave, prefixo civil N271CG (futuro RSAF 88160), foi flagrado em 25 de julho de 2020, na Pensilvânia, enquanto o segundo, N272CG (RSAF 88161), foi fotografado em 18 de novembro, na região do Aeroporto de Wilmington, em Delaware.
Em 2016, o governo de Cingapura encomendou um número não divulgado de helicópteros Boeing CH-47F e Airbus H225M, como parte de um programa de modernização da frota de asas rotativas da RSAF. As novas plataformas são destinadas para a substituição dos antigos Eurocopter AS332M Super Puma e Boeing CH-47D, em serviço desde 1983 e 1994, respectivamente.
“Os helicópteros H225M e CH-47F possuem melhores capacidades de cargas e alcance, e permitirão que a RSAF atenda as necessidades atuais das Forças Armadas de Cingapura, de forma mais eficiente com menor número de aeronaves e mão de obra”, disse o Ministério da Defesa de Cingapura em um comunicado publicado em 2016.
Além das operações básicas de transporte de cargas militares, os novos helicópteros devem ser implantados em missões de busca e resgate (SAR), evacuação aeromédica e assistência humanitária e alívio em desastres (HADR).
A Airbus entregou o primeiro H225M para a RSAF em 29 de março, conforme noticiamos aqui.
@FFO