IAI lança o SatGuard. A Israel Aerospace Industries (IAI) desenvolveu um sistema inovador para operação e gestão de satélites de observação e comunicação. O novo sistema denominado SatGuard é projetado para estender a vida dos satélites colocados em órbita. Com tecnologia de Inteligência Artificial (IA), big data e aprendizado de máquina, o sistema detecta anomalias e outras irregularidades nas operações do satélite. O desenvolvimento do SatGuard é baseado em anos de de experiência da empresa em atividades espaciais, sistemas, mísseis.
As informações de telemetria recebidas dos satélites permitem que o sistema analise tendências e identifique irregularidades e mudanças que ocorrem no satélite, e a partir daí, resolvê-las, prevenindo futuras anomalias. O SatGuard foi construído como parte do programa acelerador do IAI Innovation Center, operado em colaboração com a Starburst, uma start-up global especializada em sistemas aeroespacial. O POC (Point of Care) do novo sistema foi feito em cima dos dados recebidos de Venus, um satélite de pesquisa desenvolvido e construído pela IAI para as agências espaciais israelense e francesa.
Algumas medições testadas e monitoradas pelo SatGuard incluíram a precisão de navegação dos subsistemas, temperaturas, correntes e tensões elétricas, comportamento dinâmico, subsistemas de comunicação e muito mais. A análise de dados das atividade do satélite ao longo dos anos é possível através do uso da IA e o aprendizado de máquina que poderão, posteriormente, vir desenvolver um sistema que apoio a decisões e resolução de problemas de satélites da IAI.
A Israel Aerosapce Industries (IAI) abriu um centro de inovação, denominado SPARX Innovation Lab, dentro do seu Grupo de Sistemas, Mísseis e Espaço. O centro concentra empresas geradoras de ideias e novas tecnologias e busca desenvolver empreendimentos abrangentes de todas as linhas de negócios do grupo. O centro enfatiza a inovação e busca identificar tendências tecnológicas futuras.
Fonte: IAI
@CAS