MoD UK confirma que FCAS não terá uma versão naval. Apesar de isto já ser esperado, pois não havia nenhuma menção no projeto do FCAS – Future Combat Air System ainda não havia uma confirmação formal por parte do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK). Porém, na semana passada o Subsecretário de Estado Parlamentar para a Defesa confirmou após responder por escrito uma consulta do parlamentar Tobias Ellwood – Presidente do Comitê de Defesa, sobre os planos para o futuro emprego do FCAS embarcado que Tempest só irá ter uma versão terrestre.
“A estratégia Combat Air do Reino Unido opera em uma ampla combinação de forças. O papel de combate aéreo marítimo é desempenhado pela aeronave F35B Lightning a patir dos porta-aviões da classe Queen Elizabeth do Reino Unido, e continuará a fazê-lo no futuro. O Future Combat Air System (FCAS) busca substituir o Typhoon assim que ele se aposentar e fornecer um sistema internacional de combate aéreo de última geração e capacidades militares de alta velocidade nas próximas décadas”.
Tobias Ellwood – Presidente do Comitê de Defesa
O que é Tempest? Tempest é a aeronave de combate de próxima geração da Royal Air force (RAF,) que deverá entrar em serviço a partir de 2035 para substituir os Eurofighter Typhoon. Ele será produzido pelo grupo industrial Tempest Team – uma joint venture envolvendo BAE, Rolls-Royce e as unidades do Reino Unido Leonardo e MBDA. A Equipe Tempest já delineou um cronograma sob o qual entregará uma proposta completa para o projeto FCAS até o final de 2025.
@CAS