Nigéria incorpora oficialmente os novos caças JF-17 Thunder. Durante a cerimônia dos 57 anos da Força Aérea Nigeriana (NAF), realizada no último dia 20 de maio, na Base Aérea de de Makurdi, foram incorporados oficialmente os três novos caças multifuncionais importados do Paquistão PAC JF-17 Thunder, matrículas NAF-720, NAF-721 e NAF-722.
Durante o evento, o JF-17 NAF 722, foi exposto para visitação das autoridades e convidados, que recebiam informações de um piloto de caça. Entre os convidados, estavam o Ministro da Defesa, Major General Bashir Magashi (Rtd), o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Paquistão, Marechal do Ar Syed Noman Ali, entre outras.
Em uma transmissão ao vivo, o militar informou às autoridades que o JF-17 Thunder é um jato de 4.5 geração, com capacidade de combate ar-ar e ar-solo, equipado com o sistema de seleção de alvos de alta precisão Alsepod, de fabricação turca. Esta foi a primeira vez que foi divulgado publicamente que este dispositivo foi vendido para a Nigéria.
A incorporação dos JF-17 Thunder faz parte de um programa de modernização da frota da NAF, que inclui a aquisição de oito helicópteros de ataque Mi-35M russos e 12 aeronaves A-29 Super Tucano de apoio aéreo aproximado dos EUA. Com isso, o governo nigeriano emite um aviso para os terroristas do Boko Haram, que causam distúrbios e violência contra a população civil do nordeste e norte do país.
Os novos JF-17 deverão complementar a frota de F-7Ni da NAF, por conta das diversas perdas operacionais. Estima-se que cerca de um terço dos 15 F/FT-7Ni foram perdidos em acidentes.
@FFO