Polônia escolhe o UAS Turco Bayraktar TB2. Ao menos é o que ministro da defesa polonês, Mariux Blaschak, informou em sua contra oficial no Twitter. Ele fará uma visita oficial à Turquia nesta última semana do mês maio de 2021 e pretende anunciar um acordo para compra de um lote do Unmanned Combat Aerial System (UCAS). Segundo agências de notícias polonesas, o pedido inicial a ser assinado pelo ministro é de quatro sistemas Bayraktar TB2, totalizando 24 UCAS. As primeiras entregas ocorreriam em 2022.
Fabricado pela empresa turca Baykar, o Bayraktar TB2 é um UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle (Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado ), do tipo MALE – Medium Altitude Long Endurance, ou seja, de operação em médias altitudes e de grande autonomia.
Recentemente a Baykar implementou alterações no sistema de voo do Bayraktar TB2, ampliando o raio de controle de 150 km para aproximadamente 300 km, sem a necessidade da instalação de novas antenas ou a implantação de estações repetidoras terrenas. A atualização estaria sendo disponibilizada nas novas aeronaves, bem como pode ser facilmente instalada na frota em operação.
Com capacidade multifuncional, o UAV Bayraktar TB2 realiza missões de reconhecimento, vigilância, monitoramento e ataque ao solo. Com peso máximo de decolagem de 560 kg, e capacidade de transportar uma carga útil de 55 kg, este UACV pode voar por até 24 horas ininterruptamente. Com auxílio de estações repetidoras em solo, o alcance é ampliado para cerca de 1.000 quilômetros, ou se estiver operando em modo programado autônomo, pode chegar até 4 mil quilômetros. O teto de serviço varia entre 18 mil pés, até o máximo operacional de 27 mil pés. Está equipado com radar multimodo AESA e sistemas de imagem WESCAM MX-15D. Possui quatro pods subalares que podem ser armados com mísseis L-UMTAS (antitanque de longo alcance), mísseis Roketsan Cirit guiados a laser de 70 mm, micro munição inteligente MAM ou foguetes guiados por laser Tubitak-Sage Bozok.
@CAS