França iniciou testes em voo com a nova versão Rafale F4. Entre 26 e 29 de abril, equipes de testes da Dassault Aviation e a Diretoria Geral de Armamentos (DGA) conduziram a primeira campanha de testes da mais recente versão do caça Dassault Rafale. O anúncio foi divulgado em 20 de maio, pelo Ministério das Forças Armadas (MD) da França.
“Este upgrade também vai inserir o Rafale na era do combate colaborativo. Oito missões de alta complexidade, representando 50 surtidas, foram realizadas por equipes de teste da DGA, Marine Nationale francesa, da Armée de l´Air et Espace e da Dassault Aviation”, informou o MD.
A notícia do início dos testes de voo veio cerca de dois anos e meio depois que a atualização do Rafale F4 foi formalmente anunciada pela fabricante. Conforme observado pela Dassault em janeiro de 2019, o padrão F4 incluirá melhorias do radar Thales RBE2 de varredura eletrônica ativa (AESA), no pod Thales TALIOS de mira e identificação de alvos, pod RECO NG de reconhecimento, sistemas de comunicação, suíte de guerra eletrônica, além da integração de mísseis MICA NG, Bombas guiadas Sagem Armement de 1000 kg (AASM) e sistema aprimorado de mira montado no capacete.
As missões envolveram dois Rafales atualizados F4-1, atuando como parte de um componente aéreo de até oito aeronaves, com mais dois Rafale M (naval), dois Mirage 2000 e Alpha Jet, decolando da Base Aérea 125 Istres-Le Tubé, em Marselha, sul do país. Foram realizadas missões de alta complexidade em cenários táticos realistas, incluindo reabastecimento em voo com um Airbus A330 MRTT Phénix.
Equipados com capacetes com sistema de mira Thales Scorpion, os pilotos do Rafale F4-1 puderam implementar as novas funcionalidades de combate colaborativo, como a localização de outras aeronaves com alta precisão.
@FFO