• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Croácia estaria adquirindo 12 caças Rafale usados

20 de maio de 2021
Croácia estaria adquirindo 12 caças Rafale usados (Foto: AAE).

Croácia estaria adquirindo 12 caças Rafale usados. O governo da Croácia estaria adquirindo 12 caças franceses usados Dassault Rafale F3R. A informação foi divulgada pelo jornal croata Jutarnji List, que recebeu a informação de fontes anônimas.

Em reunião do Conselho de Defesa da Croácia realizada hoje (20/05), os membros teriam sinalizado positivamente para o governo prosseguir com a aquisição dos caças franceses. A decisão deverá ser tornada pública por Zagreb, no Dia das Forças Armadas, celebrada em 28 de maio.

Segundo o portal, os caças negociadas teriam mais de 10 anos de uso, e custariam pouco menos de um bilhão de euros, em um pacote que envolve além das aeronaves, treinamento, suporte e armamentos.

O presidente Zoran Milanovic disse que o governo não havia recebido nenhuma recomendação sobre qualquer tipo de aeronave de caça, mas espera juntamente com o primeiro-ministro cheguem a um entendimento sobre o assunto. Repórteres teriam questionado Milanovic se ele sabia qual avião o país estaria adquirindo, ele respondeu apenas com a frase “Sem comentários”.

Se o contrato fosse assinado este ano, a França entregaria os seis primeiros aviões em 2024 e os seis restantes no ano seguinte. O presidente Milanović, por outro lado, disse que os aviões devem chegar à Croácia até 2024.

Atualmente a primeira linha de defesa da Hrvatske Zračne Snage (Força Aérea da Croácia), está galgada em cerca de oito Mig-21bis e Mig-21UM “Fishbed”, recebidos de usados e modernizados entre 2003 e 2004. Todas essas aeronaves estão baseadas no esquadrão de caça 191. Eskadrila Lovačkih Aviona, subordinado ao 91 Krilo, com sede na Base Aérea de Zagreb / ​​Pleso (LDZA). Apesar de não ter sido divulgado oficialmente, comenta-se que a proposta dos novos caças multifuncionais, envolverá aproximadamente 12 aeronaves, quantidade suficiente para substituir a obsoleta frota de Fishbed.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login