Frota SH-16 da Marinha atinge oito mil horas de voo. Em 10 de maio, a frota de helicópteros Sikorsky S-70B (SH-16) Seahawk, do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), da Marinha do Brasil (MB), alcançou a histórica marca de 8.000 horas de voo.
A materialização deste feito aconteceu durante um voo simulado de guerra antissubmarino (ASW), o qual representa a principal missão do Esquadrão: “detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície, a fim de contribuir para a proteção das forças e unidades navais”
No mês em que completa 56 anos de sua criação, o Esquadrão HS-1 atinge esta importante marca, que foi iniciada com a chegada das primeiras aeronaves SH-16 em agosto de 2012. As 8.000 horas de voo com os Seahawk possibilitaram o avanço das qualificações operativas e de manutenção dos militares do Esquadrão, renovam a confiabilidade desta aeronave e ratificam o propósito da única unidade aérea de helicópteros de guerra ASW da aviação militar brasileira.
Além disso, o SH-16 realiza atividades de emprego geral como, Evacuação Aeromédica (EVAM), Busca e Salvamento (SAR), Transporte Aéreo Logístico, Lançamento de Pára-quedistas, Fast rope, Rappel, Penca, Transporte Administrativo bem como o Transporte de Tropas.
O Esquadrão HS-1 opera uma frota de seis SH-16 Seahawk, matriculados de N-3032 à N-3037, e sediados na Base Aérea Naval, em São Pedro da Aldeia (RJ), sede do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil (ComForAerNav).
@FFO