• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Motor chinês equipa caças operacionais Chengdu J-10C

19 de maio de 2021
Motor chinês equipa caças operacionais Chengdu J-10C (Foto: TVNC).

Motor chinês equipa caças operacionais Chengdu J-10C. Imagens divulgadas pela Televisão Nacional da China, de um exercício de militar da Força Aérea do Exército de Libertação Popular Chinesa (PLAAF), mostram um caça monomotor Chengdu J-10C Vigorous Dragon, supostamente equipado com o novo motor turbofan WS-10B Taihang produzido localmente pela Shenyang Liming Aircraft Engine Company.

As imagens foram realizadas em local não especificado na semana pasada, e mostram o tubo de escapamento do J-10C, característico do novo WS-10B, o que sugere que estaria oficialmente em operação. O vídeo mostra o caça sem as marcas de esquadrão e matrícula, que foram intencionalmente removidas digitalmente, dificultando a identificação da aeronave e da sua unidade.

A confirmação de caças monomotores J-10C em unidades operacionais, indica que a indústria local atingiu os objetivos técnicos de desempenho e confiabilidade do motor WS-10 Taihang.

Diferenças externas nas “tubeiras” dos motores chinês WS-10B e russo AL-31 (Fotos: PLAAF).

O WS-10 está em desenvolvimento há pelo menos uma década, e vem sendo testado em aeronaves protótipos J-10B e J-10C da Chengdu Aircraft Industry Group. Esses motores não foram vistos em aeronaves J-10C de série, até o quarto lote de 2019.

A China não divulga detalhes, portanto não se sabe quando essas aeronaves foram entregues para a PLAAF com os novos motores WS-10. Como o J-10C é uma aeronave produzida em grande escala, acredita-se que a versão equipada com os motores Taihang, estão sendo entregues em grandes quantidades para as unidades operacionais. Conforme especialistas em aviação militar chinesa, supõem-se que o Esquadrão J-10C de Shantou, foi a primeira a unidade a receber a nova versão do caça.

O motor Shenyang WS-10B Taihang está em desenvolvimento há pelo menos uma década (Foto: CCTV).

Ainda dependente dos motores russos Saturn AL-31 para os caças Chengdu J-10 e Shenyang J-15, a indústria chinesa vem trabalhando no desenvolvimento da confiabilidade do motor WS-10, que equipam os jatos bimotores Shenyang J-11 e J-16 há alguns anos.

A Shenyang continua trabalhando em versões dos motores com empuxo vetorial e capacidade stealth, apresentado publicamente no Zhuhai Airshow 2018, além do WS-15 para seu caça furtivo J-20 Dragon Chengdu.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login