Rússia planeja futuros esquadrões de drones de reconhecimento. O Ministério da Defesa da Rússia (MD) planeja equipar gradualmente os esquadrões de reconhecimento das Forças Aeroespaciais Russa (RF-VKS) com veículos aéreos não tripulados (UAV). Atualmente essas unidades utilizam aeronaves de reconhecimento Sukhoi Su-24MR, que deverão ser substituídos por drones Inokhodets e Altius-U, informou o diário Izvestia, citando fontes do Ministério russo.
A decisão será equipar os esquadrões com os mais modernos drones de longo alcance, capazes de detectar inimigos através de modernos sensores eletro-ópticos embarcados. Os UAV estão em processo de testes, antes de iniciar a produção em série.
Os bombardeiros Su-34MR serão mantidos, mas deverão passar por uma atualização do seu sistema Sych R&D, para ampliar o alcance. A modernização fornecerá a capacidade para missões de reconhecimento e detecção de alvos terrestres, marítimos e aéreos em qualquer clima. Os primeiros Su-24MR atualizados serão entregues para o Distrito Militar Central da RF-VKS.
A frota atual de aeronaves de reconhecimento da RF-VKS está em um nível operacional muito baixo. Os Su-24MR atuais, de origem soviética, não atendem mais às necessidades da aviação de combate moderna. A modernização da frota e a implantação dos drones militares, deverá mudar esta situação.
O UAV Altius Universal (Altius-U) é o maior drone militar fabricado na Rússia. Ele tem 28,5 metros de envergadura, 11,6 metros de comprimento e um peso de decolagem aproximado de sete toneladas. Com um alcance de quase 10 mil quilômetros, ele pode voar até 48 horas, a uma altitude máxima de 12.000 metros e uma velocidade de cruzeiro entre 150 e 250 km/h. Equipado com modernos sensores eletro-ópticos, o Altius-U poderá realizar uma ampla gama de missões de reconhecimento e ataque em ambiente marítimo e costeiro.
No futuro o Altius-U será capaz de atacar de forma autônoma alvos terrestres e marítimos com bombas e mísseis guiados (ou não).
@FFO