Vídeo – Encerramento do Tiger Meet OTAN 2021. Foi encerrado em 13 de maio, o encontro “Tiger Meet 2021” (NTM 2021)da OTAN, organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) na Base Aérea de Beja, Portugal. Foram duas semanas de treinamentos que envolveu 56 aeronaves de oito nações aliadas.
O exercício proporcionou uma grande oportunidade para uma integração entre as nações da OTAN e aliados, com um novo enfoque na incorporação de efeitos cibernéticos e espaciais. As séries de treinamento operacional envolveram cenários complexos contra ameaças aéreas, terrestres e marítimas. Esta foi a primeira vez que foram realizadas surtidas noturnas, maximizando o treinamento operacional em todos os cenários de domínio, onde a defesa cibernética e os efeitos espaciais foram fundidos.
As tropas terrestres tiveram a oportunidade de conduzir missões de Apoio Aéreo Aproximado, missões de resgate conjunto, realizadas pelos Esquadrões de Helicópteros da OTAN, além de missões de evacuação aeromédica com um C-295M equipado para transferência de pacientes. A integração de todas estas capacidades num único exercício aumenta a capacidade da OTAN de reagir a uma vasta gama de ameaças e desafios.
Nesta edição do Tiger Meet, as aeronaves voaram mais de 765 horas em 189 surtidas, sendo 76 pela manha, 80 à tarde e 33 noturnas. Foram realizadas missões do tipo COMAO (Composite Air Operations) e Shadow/Panther. As missões COMAO cobrem todo o espectro das operações aéreas da OTAN, como defesa do próprio território e operações contra alvos marítimos e terrestres. As missões Shadow (diurnas) e Panther (noturnas) envolvem operações específicas, desde apoio aéreo aproximado à tropas terrestres, interdição, busca e resgate, defesa aérea, entre outras.
Na cerimônia de encerramento, foram distribuídos prêmios para diversas categorias:
Em 12 de maio, 23 aeronaves realizaram um “Elephant Walk” sobre a pista deda Base Aérea de Beja. Esta formação é uma tradição aeronáutica que se realiza no final do exercício multinacional, quando os caças taxiam juntos e decolam em um curto intervalo de tempo.
O Tiger Meet da OTAN é um evento de nível tático que existe desde 1961. A estrutura abrangente é fornecida pela Associação de Tigres da OTAN e os encontros rotativos são organizados pelo esquadrão anfitrião, que neste ano o Esquadrão 301 – “Jaguares” de Força Aérea Portuguesa. Embora não esteja relacionado com nenhum quartel-general, o Tiger Meet oferece treinamento único em nível de esquadrão e aumenta o profissionalismo e a habilidade de pilotagem em todas as forças aéreas da OTAN.
@FFO