F-35A da Itália interceptam um An-12 russo na primeira missão QRA na Estônia. Em 14 de maio, os F-35A da Aeronáutica Militare de Itália (AMI), desdobradas na Base Aérea de Ämari, na Estônia, em apoio às missões de Policiamento Aéreo Báltico (BAP) da OTAN, realizaram a sua primeira interceptação.
“O Centro de Operações Aéreas Combinadas em Uedem, Alemanha, registrou uma aeronave desconhecida no Mar Báltico, voando da Rússia continental para Kaliningrado, e acionou um F-35 de alerta para a missão de identificação. O caça da italiano da OTAN se aproximou e identificou como sendo uma aeronave de transporte An-12 russa, executando a primeira interceptação de um F-35 sob as ordens da OTAN no Mar Báltico”, disse o comunicado público do Comando Aéreo Aliado da OTAN.
“O avião de transporte militar russo sobrevoava águas internacionais perto da costa da Estônia, e não tinha um plano de voo e não enviava um sinal de transponder, causando um risco potencial para outros usuários do espaço aéreo. Após completar a identificação, o caça italiano retornou à Base Aérea de Ämari”, seguiu o comunicado da OTAN.
Os F-35A italianos envolvidos na interceptação pertencem ao 13° Gruppo (Esquadrão) do 32 °Stormo (Ala), da Base Aérea de Amendola, no sudeste da Itália, a primeira unidade da AMI a receber o Lightning II em 2016, e o primeiro na Europa a alcançar IOC (Initial Operational Capability) em novembro de 2018.
A AMI deslocou quatro caças F-35A para operação QRA (Quick Reaction Alert) na Estônia, com a mesma configuração usada no Serviço de Vigilância do Espaço Aéreo italiano (SSSA – Servizio Sorveglianza Spazio Aereo), onde operam em regime de rotação, armados com Carga Convencional Padrão (SCL), o que inclui dois mísseis AIM-120C AMRAAM no compartimento de armas interno.
Os quatro F-35A italianos, matrículas MM7357/32-07, MM7360/32-10, MM7361/32-11, MM7362/32-12, chegaram à Estônia em 30 de abril, marcando a primeira vez que caças stealth de 5ª geração apoiam a missão da OTAN nos Estados Bálticos. Em 3 de maio, o destacamento italiano assumiu oficialmente a operação do destacamento Eurofighter da Luftwaffe.
Os F-35s italianos permanecerão na Estônia até agosto, apoiando a missão batizada de “Baltic Eagle II”, operando dentro do Grupo de Trabalho Falco da Força Tarefa Aérea da Estônia. Os F-35s serão substituídos pelos Typhoon da AMI, ficando a Itália responsável pelo BAP OTAN na Estônia até o final de 2021.
Embora seja a primeira vez que operam da Estônia, os F-35A da AMI já apoiaram a missão de Policiamento Aéreo da OTAN na Islândia duas vezes. A primeira foi em 2019 e a segunda em 2020, quando os Lightning italianos interceptaram pela primeira vez uma formação de três Tu-142 russos.
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