Frota mundial de AW101 ultrapassou meio milhão de horas voadas. A Leonardo divulgou que a frota global de helicópteros trimotores médios-pesados Leonardo AW101, ultrapassou meio milhão de horas de voo. A frota mundial está próxima das 200 unidades em serviço em mais de dez operadores de uma dezena de países, e diversas aeronaves encomendadas, incluindo para a Noruega e Polônia.
A Royal Navy está com os seus helicópteros AW101 Merlin Mk2 Crowsnest embarcados no Combat Strike Group (CSG) do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, garantindo a proteção dos navios e suas tripulações contra quaisquer ameaças durante o deslocamento. O AW101 Merlin Mk4 proporcionará transporte de militares e cargas, além de missões entre as embarcações e pontos em terra, em caso de necessidade.
Entre os operadores do AW101 estão a Aeronáutica Militar Italiana (AMI), a Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF) e a Força Aérea Portuguesa (FAP), que utilizam a aeronave principalmente para missões de busca e resgate (SAR). A AMI tem usado de forma flexível sua frota AW101 em uma série de missões, incluindo todas as principais operações navais. Desde 2001, a Royal Canadian Air Force (RCAF) opera a variante CH-149 Cormorant, realizando milhares de missões SAR nas mais extremas e adversas condições ambientais.
A suíte de aviônicos de missão integradas ao glasscokpit do AW101, o piloto-automático digital de quatro eixos e o gerenciamento dos sistemas, entre outros recursos, fornecem aos tripulantes elevada consciência situacional, eficiência e capacidade de realizar missões
diurnas e noturnas.
Desenvolvido para operações assistidas e focado na capacidade de sobrevivência, o design do AW101 é impulsionado pelas demandas dos clientes, principalmente para operações em condições climáticas adversas e locais hostis. A redundância extensiva de sistemas e
aviônicos críticos, combinada com a configuração trimotor e a capacidade comprovada de funcionamento a seco de 30 minutos da transmissão, garantem os mais altos padrões de segurança.
No mês de abril, em meio aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a Leonardo entregou o 11º AW101 AWSAR (All-Weather Search and Rescue / busca e resgate em qualquer clima), de 16 encomendados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública da Noruega.
A plataforma AWSAR está equipada com tecnologia aprimorada para suportar missões SAR mais seguras em qualquer condições climáticas, incluindo proteção contra formação de gelo, controles de voo automáticos mais abrangentes e sistemas integrados de multisensores. O AW101 foi o primeiro helicóptero do mundo a ser equipado com radar aerotransportado de tela plana Osprey E-scan, produzido nas instalações de Edimburgo.
Em 2006 a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) recebeu o primeiro AW101 entregue pela Kawasaki Heavy Industries (KHI). No início deste ano, a frota japonesa, composta por três unidades, atingiu a marca de 25.000 horas de voo. Desde 2015, a JMSDF também opera com a variante MCH-101 Airborne Mine CounterMeasures (AMCM), usada para apoiar as atividades de pesquisa na Antártida.
Produzido nas instalações da Leonardo em Yeovil, Reino Unido, o AW101 oferece aos clientes maior flexibilidade de missão, graças a uma ampla gama de equipamentos que permitem que a plataforma seja configurada para operações de função oscilante. A grande porta lateral deslizante e a rampa traseira, garantem rápida entrada e saída de pessoal e carga. A versatilidade do AW101 permite que os clientes configurem o helicóptero para uma ampla gama de funções. Projetado com aviônicos sofisticados e sistemas de missão, juntamente com longo alcance e resistência, graças à capacidade operar com apenas dois motores em voo de cruzeiro, ele fornece persistência operacional para todas as missões. Essa flexibilidade de missão torna o AW101 o helicóptero multifuncional mais avançado, versátil e capaz disponível atualmente.
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