Esquadrilha da Fumaça completa 69 anos! Criado oficialmente em 14 de maio de 1952 o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) completa hoje 69 anos. A data de 14 de maio marca o dia da primeira demonstração oficial, feita no Rio de Janeiro por um grupo de instrutores de voo, usando as aeronaves North American NA T-6 Texan da então Escola de Aeronáutica.
A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, então sediada no Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Em 1953 foi incluída a fumaça nas demonstrações e, com isto, a equipe é batizada, carinhosamente, pelo público de “Esquadrilha da Fumaça”, alcunha que se mantém até os dias de hoje. A partir de 1955 a Esquadrilha passa a ter cinco T-6 de uso exclusivo, com pintura e distintivos próprios. Porém, é só em 1963 que a unidade é denominada oficialmente “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”. Neste mesmo ano o T-6 deu lugar ao jato francês Fouga Magister, designados como T-24 na FAB.
Em 1969 a Escola de Aeronáutica é extinta e em seu lugar surge a Academia da Força Aérea (AFA), que em 1971 passa a ser sediada na cidade de Pirassununga/SP, que se torna a nova casa da “Fumaça”.
Devido ais custos e dificuldades operacionais, inclusive de estrutura dos aeroportos para realizar as demonstrações, em 1972 os T-24 são desativados, marcando o retorno dos T-6G, que acabam sendo desativados em 1976, após 1272 demonstrações. A saída do T-6 mar a desativação da Esquadrilha da Fumaça.
O fim da “Fumaça” não representou o fim do sonho de uma unidade de demonstração aérea. Por sito em 1980 é criada na AFA o Cometa Branco, equipado com os T-25 Universal e formado por grupo de instrutores de voo da que foi o embrião para reativação a Esquadrilha da Fumaça. Sua primeira demonstração ocorreu em 10 de outubro de 1980.
Pouco mais de dois anos depois, em 21 de outubro de 1982, a iniciativa dos instrutores do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA deu resultado, pois ressurgia oficialmente a Esquadrilha da Fumaça, agora denominada como Esquadrão de Demonstração Aérea. No ano seguinte, a unidade é equipada com os Embraer T-27 Tucanos. O T-27 se tornou um dos vetores mais lendários da unidade, sendo empregado até 2012, quando começa a ser substituído pelo Embraer A-29 Super Tucano, atual vetor da unidade. O T-27 se despediu em 31 de março de 2013 em Brasília. Já o A-29 fez sua primeira demonstração em 3 de julho de 2015 na AFA.
Sediada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga/SP, o Esquadrão De Demonstração Aérea (EDA) tem como atribuições estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáutica; valorizar o sentimento de nacionalismo; demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros; dentre outras. Hoje possui 14 pilotos e 12 Embraer A-29A/B Super Tucano. Atualmente o EDA acumula 3.924 demonstrações. A unidade está rumo não só as 4 mil apresentações como as sete décadas de existência que se completarão em maio de 2022!
Parabéns a todos os Fumaceiros!