Concluído retrofit do primeiro Bell 212 da Força Aérea da Guatemala. A Astronautics Corporation of America, em parceria com a Central American Aviation Services (CAAS), sediada na Cidade da Guatemala, concluiu a primeira atualização dos instrumentos de voo de um helicóptero Bell 212 da Força Aérea da Guatemala (FAG). A aeronave foi modernizada para um padrão glasscockpit, baseado no Sistema Badger Pro+ Integrated da Astronautics.
A atualização consiste na instalação de quatro monitores de alta resolução de 6×8 polegadas, um painel de controle e uma unidade concentradora dos dados de motor. O retrofit transforma o antigo cockpit com instrumentos analógicos, para um padrão totalmente digital, substituindo os antigos monitores primários de voo e de motor, pelo sistema integrado Badger Pro+ que equipa os novos helicópteros da Bell.
“O conhecimento e experiência da CAAS e a flexibilidade da Astronautics pavimentou o caminho para este moderno cockpit do Bell 212. A robustez do Badger Pro+ o tornaram uma escolha naturalmente econômica para esse projeto. A confiabilidade do sistema, combinada com sua versatilidade, torna a aeronave totalmente apta para qualquer missão da Força Aérea da Guatemala. Os modernos monitores do Bell 212 da FAG são os mesmos que equipam as novas aeronaves Bell 412 e 429 de fábrica, o que oferece facilidades de treinamentos e suporte do fabricante”, disse Chad Cundiff, Presidente da Astronautics.
“A escolha do Badger Pro+ para este projeto do Bell 212, foi uma decisão fácil, dados os recursos, confiabilidade e opções do sistema da Astronautics. O Badger Pro+ atendeu aos requisitos da Força Aérea da Guatemala, e excedeu em muito nossas expectativas”, explicou Michael Tutt, Presidente da CAAS.
“Trabalhar diretamente com a equipe da Astronautics durante todo o processo, foi a chave para que pudéssemos concluir este projeto localmente e em menos de seis meses. Esta foi uma tarefa extremamente difícil, que se tornou ainda mais desafiadora devido à Pandemia Covid-19, mas que foi possível devido a comunicação constante entre as equipes. A Astronautics forneceu assistência técnica localmente durante desde a fase de configuração e testes, bem como pós-instalação e treinamento técnico para a Força Aérea da Guatemala, garantindo o sucesso operacional”, completou Michael Tutt.
O sistema Badger Pro+ é a última geração da família de monitores Badger da Astronautics, com confiabilidade comprovada por mais de um milhão de horas de voo nos ambientes mais adversos. Os monitores apresentam os dados primários de voo, navegação e motor. O sistema exibe vídeos de alta definição e oferece compatibilidade de visão noturna (NVG). O Badger Pro+ integra informações de todos os sistemas da aeronave, fornecendo uma interface avançada ao piloto e um caminho para adicionar recursos de segurança, como reconhecimento de terreno e tráfego. Além disso, as telas apresentam cores, contraste e fontes com excepcional visibilidade.
Atualmente a Força Aérea da Guatemala possui três Bell 212, matrículas FAG 104, FAG 106 e FAG 108, todos operados pelo Esquadrão de Helicópteros, sediado na Base Aérea de La Aurora, Guatemala.
@FFO