USAF envia um OC-135B Open Skies para o cemitério. Conforme noticiamos no mês passado, a USAF enviou um dos seus dois OC-135B Open Skies, para o “boneyard” (cemitério) do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG), na Base Aérea Davis-Montana, no Arizona.
Em novembro do ano passado, os EUA se retiraram formalmente do tratado multinacional Opens Skies, sob alegação de violações por parte da Rússia, principalmente por negar acessos às áreas de Kaliningrado e da Geórgia.
Sem requisitos de missão para os OC-135B, na última quarta-feira (12/05), a primeira aeronave, matrícula AF 61-2672, foi vista realizando possivelmente o seu último voo. Sob o código de chamada “COBRA72”, o jato foi rastreado na rota entre a Base Aérea de Offutt, Nebraska e o 309th AMARG em Davis-Montana AFB.
Assim, apenas o OC-135B AF 61-2670 permanece no inventário do 45th Reconnaissance Squadron, parte da 55th Air Wing de Offutt AFB, cujo destino possivelmente será o cemitério também.
Com quase 70 anos de operação, ambas células Open Skies foram convertidas em 1993 a partir de dois WC-135B, quando receberam uma série de equipamentos especiais, como radar de abertura sintética lateral, dispositivos de varredura infravermelha, câmeras de vídeo, entre outros dispositivos. No ano passado, a USAF cancelou qualquer plano de modernização dessas aeronaves.
Fundado em 1992, o Tratado Open Skies é composto por 35 países, e tem como fundamento a autorizações de voos desarmados sobre os territórios dos signatários, com objetivo de monitorar a movimentação militar e controlar a utilização de armas nucleares.
@FFO