Versão modernizada do Ka-32 será apresentada na MAKS 2021. A Russian Helicopters, parte da estatal Rostec State Corporation, irá apresentar o helicóptero Ka-32A11M modernizado, no próximo Salão Internacional de Aviação e Espaço (MAKS 2021), que será realizado no mes de julho, no Aeroporto Internacional de Zhukovsky, o próximo à Moscou.
“O Ka-32 é reconhecido em todo o mundo como um dos melhores helicópteros para o operações de combate a incêndios. No entanto, mesmo os melhores modelos precisam de uma modernização oportuna. Conseguimos preservar o excelente desempenho de voo, complementando com modernos aviônicos e um sistema de extinção de incêndio mais eficiente. Um protótipo do Ka-32A11M estará presente no MAKS 2021, e planejamos fornecer a nova versão no próximo ano”, informou Andrey Boginsky, Diretor Geral da Russian Helicopters.
O programa de modernização do Ka-32M inclui a substituição dos atuais instrumentos analógicos da cabine pelo padrão “glasscockpit”, modernos aviônicos, motores VK-2500PS-02 mais potentes e um novo sistema de combate à incêndios.
O novo glasscockpit do Ka-32A11M foi testado em modelos de helicópteros civis da empresa, o que facilita o trabalho da engenharia. Serão implementados novos equipamentos de navegação, cabine adaptada para os pilotos utilizarem óculos de visão noturna (NVG), kits de sistemas optoeletrônicos e de busca e resgate, entre outros equipamentos que poderão ser adaptados ao Ka-32M.
Os novos motores VK-2500PS-02 fornecerá ao Ka-32M um desempenho significativamente melhor que as versões anteriores, principalmente em ambientes quentes e montanhosos. A capacidade de carga útil nesses condições, aumentará em 1.600 kg.
O novo sistema de extinção de incêndio SP-32, desenvolvido pelo Centro Nacional de Helicópteros Мil & Kamov e KAPE, recebeu uma série de melhorias e vantagens significativas em relação às concorrentes estrangeiros. O novo tanque tem capacidade para quatro toneladas de água, dividido em quatro compartimentos. O sistema patenteado de descarga controlada digitalmente permite que as portas sejam abertas aos pares ou alternadamente, e ajuste os ângulos de abertura, aumentando assim o fluxo e o tempo de descarga da água.
A automação do novo sistema permite descarregar com precisão, quatro toneladas de água e até 400 litros de agente extintor em 60 segundos. Também foi adaptado para usar um canhão de água. Além disso, todos os sistemas SP-32 são aquecidos eletricamente, o que permite que sejam usados em condições de inverno sem precedentes em temperaturas de até -20 graus Celsius.
“O design coaxial do Ka-32 tem uma série de vantagens, como um modo de voo pairado estável, inclusive com vento cruzado. Devido à ausência de rotor de cauda, as dimensões do helicóptero são reduzidas, o que o torna mais manobrável. Na Suíça, o Ka-32 é usado como guindaste aéreo nas montanhas. Equipar o helicóptero com motores novos e mais potentes irá beneficiá-lo, melhorando o desempenho de voo em altitudes acima de 2.000 metros do nível do mar”, disse Emil Hristov, engenheiro responsável pelo projeto Kamov da HeliSwiss International AG .
A produção em série do Ka-32 é realizada pela JSC Kumertau Aviation Production Enterprise (KAPE), que já construiu mais de 240 unidades que voam em mais de 30 países em todo o mundo.
@FFO