US Navy adquire novo banco de testes para os F/A-18. Uma nova bancada de teste adquirida pelo Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW) no final de março permitirá uma análise mais rápida e aprimorada de quatro sensores de posição do manche dos Boeing F/A-18C/D Hornet (Legacy), F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler.
A bancada de teste do Feel Trim Actuator reduzirá o tempo de resposta para unidades prontas para emissão (RFI – Ready-For-Issue) em cerca de 40% ou mais, de acordo com o mecânico eletrônico Henry Pickens .
“A economia de tempo e custo será imediata, bem como a longo prazo para a organização, nossos clientes da frota e no apoio aos nossos combatentes”. A bancada de teste do atuador Feel Trim foi batizada a partir da nomenclatura do sensor de posição ‘Longitudinal Feel / Trim Actuator’. Os termos ‘Feel / Trim’ se aplicam aos sensores de posição em que, quando uma entrada lateral ou longitudinal é aplicada ao sensor, os conjuntos de mola interna fornecem forças de toque artificiais ao piloto. O Transdutor Diferencial Variável Linear (LVDT – Linear Variable Differential Transducer) detecta as entradas de posição lateral ou longitudinal, traduz elas em sinais elétricos e os retransmite para o sistema eletrônico de controle de vôo”.
Os procedimentos de teste incluirão posição neutra e em uso, verificação do conjunto, teste de histerese de compressão e tensão, teste de LVDT e teste de carga vs. curso (deslocamento/histerese).
No uso de engenharia elétrica, a histerese – ou retardo de uma resposta, ocorre “… com materiais magnéticos de forma que, se um sinal de magnetização variável for aplicado, o magnetismo resultante que é criado segue o sinal aplicado, mas com um atraso”.
Fabricado pela Eaton Aerospace e custando cerca de US$ 568.000, o principal benefício do novo estande é a conversão para um ambiente digital. A bancada de teste recebeu o número de série 0001, isto é, é primeira e atualmente é o único modelo que existe em qualquer parte do Estados Unidos. O FRCSW é o único centro de trabalho de FRC capacitado para testes e reparos do sensor de posição do braço lateral dos Super Hornet da US Navy.
A bancada de testes da Eaton será operada por três mecânicos eletrônicos e um reparador de equipamentos elétricos. A unidade é composta por três componentes principais: um gabinete de alimentação de alta tensão que fornece a energia do sistema e contém um servoconversor do sistema; um gabinete de controle que abriga módulos de software e o PC do sistema; e um dispositivo de teste linear que abriga a mesa deslizante e as conexões do atuador para permitir a interface entre a bancada de teste e a unidade em teste (UTT).
A calibração e as certificações para o banco de testes foram concluídas em abril, mas o uso total da unidade não estará disponível até que as referências de publicação do Naval Air Systems Command (NAVAIR) e as Local Engineering Specifications (LES) sejam atualizadas.
@CAS