FAP recebeu Mi-17-1B revisado pela Helicentro. A empresa Helicentro Perú SAC, entregou para a Força Aérea Peruana (FAP), um helicóptero de transporte Mil Mi-17MT completamente revisado e convertido para a versão Mi-17-1B. A aeronave, matrícula FAP-636 (c/n 419M41) foi entregue para o Grupo de Operações Aéreas Nº 3, estava a vários meses nas instalações da Helicentro, localizada na área do Servicio de Mantenimiento (SEMAN) da FAP, na Base Aérea de Las Palmas.
O Mi-17T, FAP 636, foi adquirido usado da Nicarágua em 1992 (ex-FAN-327), e foi submetido processo de revisão completa de componentes e inspeção estruturais, com reparos e substituições de componentes para garantir a sua condição de simetria. O processo incluiu procedimentos de ensaios estruturais não destrutivos, além de revisão e reparos dos sistemas de combustível, elétrico, hidráulico, aviônicos, comunicação entre outros.
A conversão para a versão Mi-17-1B implicou, entre outras modificações, na substituição do motor original para o modelo TV3-117VM, que permite operações em grandes altitudes. O programa amplia o limite de tempos entre revisão do helicóptero, garantindo pelo menos 2.000 horas de voo, o equivalente à oito anos de operação.
A Helicentro Perú SAC é uma empresa peruana, que desde 2005 está certificada pela DGAC (Dirección General de Aeronáutica Civil) como Organização de Manutenção Aprovada Nº 42 (OMA Nº 42), possuindo vasta experiência e certificações em equipamentos de fabricação russa. Desde 2016 a Helicentro Peru está associada a empresa estatal SEMAN Peru e à Russian Helicopters (do grupo estatal ROSTEC), através de um acordo operacional técnico para realizar a revisão e manutenção de helicópteros civis e militares de fabricação russa, nas suas instalações da BA Las Palmas.
@FFO