Top Aces envia Skyhawk biplace para a Alemanha. Em 26 de abril, a empresa canadense Top Aces, especializada em treinamento aéreo privado, assinou um novo contrato com a Luftwaffe (GAF) para o fornecimento de serviços com aeronaves adversárias (“agressors”) de alta velocidade.
Para atender o recente contrato, no início deste mês, a Top Aces enviou para a Base Aérea de Wittmundhafen, na Alemanha, o Douglas TA-4J, prefixo civil C-FGWT #499 (c/n 13499), acompanhado pelo Learjet 35A, C-GTXE #649, de apoio. O voo ferry cruzou o Atlântico Norte via Islândia e Prestwick, onde as aeronaves foram vistas em 03 de maio.
Construído em 1968 para a US Navy (BuNo 152853), nos anos 1990 ele foi convertido como TA-4J “Ayit”, e vendido para a Força Aérea de Israel (IAF), com a matrícula #749. Em 2001 o jato foi vendido para a empresa civil Air Training Service International (ATSI), que o registrou como N250WL. Finalmente em 2013 a canadense Top Aces adquiriu a ATSI, e toda sua frota, incluindo o cinquentenário Skyhawk, agora registrado como C-FGWT #499.
A Top Aces está desenvolvendo um Sistema Avançado de Missão Agressor proprietário (AAMS), baseado na utilização de radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e sistemas infravermelhos de busca e rastreamento (IRST). O AAMS permitirá que as suas aeronaves simulem as capacidades mais avançadas dos modernos oponentes em combates aéreos.
@FFO