Snowbirds com Canadair CH-114 Tutor até 2030. O governo do Canadá lançou um programa de US$ 30 milhões para manter em operação os jatos Canadair CT-114 “Tutor”, do Esquadrão de Demonstração Aérea “Snowbirds”, da Força Aérea Real Canadense (RCAF). O projeto prevê a extensão por mais nove anos em operação dos Tutor, adiando a aquisição de uma nova plataforma.
A substituição dos Snowbirds pode custar até US$ 1,5 bilhão, uma despesa que o governo liberal teria dificuldade de justificar em um momento em que a pandemia de COVID-19 está afetando a economia. Em vez disso, o governo decidiu modernizar o antigo avião que entrou no inventário da RCAF em 1963.
Em 11 de março, o Public Services and Procurement do Canada concedeu um contrato de fonte única de US$ 26 milhões para a L3 Harris, para desenvolver um novo conjunto de aviônicos para os CT-114. Posteriormente, será assinado um contrato adicional para instalação dos novos equipamentos, elevando o custo total do projeto para US$ 30 milhões. A modernização incluirá uma variedade de novos equipamentos, incluindo sistemas eletrônicos de exibição de voo, equipamentos de navegação e comunicação, sistema e arnês do pára-quedas dos pilotos, entre outros.
“A capacidade operacional inicial de quatro aeronaves modificadas está programada para outubro de 2022, com modificações em todas as aeronaves restantes até o final de 2024”, disse a porta-voz do Departamento de Defesa Nacional, Jessica Lamirande.
O Canadair CT-114 “Tutor” tem sido usada pelos Snowbirds desde 1971. Eles deveriam ser aposentados em 2010, data que foi estendida até 2020, e agora com este novo programa, as aeronaves deverão permanecer em operação até pelo menos 2030.
A RCAF enfrenta um dilema potencial com a substituição das aeronaves da Equipe dos Snowbirds, a qual o governo federal tem o interesse em mantê-la ativa, pois entende que ela é uma ferramenta importante para o patrocínio das atividades militares. Por outro lado, alguns membros da defesa veem a esquadrilha acrobática como um gasto orçamentário desnecessário, já que que não contribui diretamente para as capacidades de operacionais da força aérea.
A extensão de vida dos aviões ratifica que o CT-114 Tutor é comprovadamente uma plataforma resistente, e esse programa de atualização manterá os jatos em conformidade com as necessidades futuras. Entre os principais candidatos para substituir o Snowbirds CT-114 está o jato de treinamento italiano Leonardo M-345, que foi apresentado no Canadá como Tutor II.
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