Marinha do Brasil realizou testes com míssil antiaéreo “Aspide”. Entre os dias 29 de abril e 03 de maio, a Fragata “Liberal” (F-43) da Marinha do Brasil (MB), realizou diversos testes de integração no mar, do Sistema de Controle Tático e de Armas (SICONTA MK II Mod. 1). Entre as avaliações, foi realizado o lançamento do míssil antiaéreo “Aspide” contra um drone.
O SICONTA MK II Mod. 1 é um Sistema de Gerenciamento de Combate que possibilita a integração dos sensores e dos armamentos das Fragatas Classe Niterói, e faz a compilação do cenário tático, proporcionando uma tomada de decisão de ataque e/ou defesa mais precisa e assertiva.
Esse sistema é o produto de um desenvolvimento nacional, coordenado pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha do Brasil, conhecido como Projeto “Fênix”. Os testes de integração no mar colocaram em prática toda a simulação feita durante as fases anteriores do Projeto.
A Fragata “Liberal” realizou disparos sobre alvo rebocado empregando os canhões de 40mm e o canhão de 4,5”, verificando a funcionalidade, o alinhamento, a integração e os ajustes necessários ao Sistema de Combate da Fragata.
Participaram dos exercícios a Fragata “Liberal”, a Fragata “União” (F-45), o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” (P-120) e o helicóptero AH-11B Wild Lynx.