OTAN realizou exercício de transporte aéreo na Europa. A OTAN realizou com sucesso uma operação simulada de crise, com objetivo de acelerar o transporte aéreo de tropas e equipamentos em toda a Europa. O exercício de mobilidade aérea rápida, foi realizado entre 26 a 28 de abril, em estreita coordenação com a Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea.
O rápido deslocamento de tropas por meios aéreos entre os membros da Aliança, agiliza o reposicionamento das forças de forma eficiente para atuar prontamente em momentos de crise.
A iniciativa do Rapid Air Mobility (RAM) da OTAN, faz parte dos esforços mais amplos da Aliança para aumentar a prontidão das tropas e equipamentos. As aeronaves em missões de RAM, recebem um indicativo de chamada exclusivo da OTAN, facilitando a movimentação de equipamentos, suprimentos e pessoal através das fronteiras, o mais rápido possível.
Em março de 2020, os procedimentos de RAM foram ativados pela primeira vez para permitir o transporte urgente de suprimentos médicos em resposta à pandemia de COVID-19.
O exercício realizado no mês passado, envolveu especialistas de 12 nações aliadas, e a Airborne Early Warning and Control (AWACS) da OTAN, em um esforço para fazer a operação com o máximo realismo possível. Como parte do exercício, o Gerente de Rede do Eurocontrol, a OTAN e as equipes de planejamento de voo nacional coordenaram com sucesso o desdobramento simulado de aeronaves aliadas, permitindo movimentos militares transfronteiriços agilmente.
@FFO