Honeywell vazou desenhos de peças de F-35/F-22/B-1 para a China. Segundo dados da Aviation Week, a empresa americana Honeywell fez um acordo para pagar US$ 13 milhões em multas e custos de conformidade, depois que os funcionários da empresa enviaram vários documentos técnicos e de engenharia para a China, com detalhes de várias aeronaves, incluindo o Lockheed Martin F-35 e o F-22, durante um período de sete anos, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos no dia 3 de maio.
O acordo permite que a Honeywell pague US$ 8 milhões em multas em um período de dois anos, mais outros US$ 5 milhões em medidas de conformidade, de acordo com o decreto de consentimento divulgado pela Diretoria de Controles Comerciais de Defesa (DDTC – Directorate of Defense Trade Controls) do Departamento de Estado. Isto também inclui a realização de uma auditoria no programa de exportação de armas da empresa e a contratação um auditor de conformidade externo, para supervisionar a adesão da Honeywell aos termos do acordo.
O Departamento de Estado analisou 71 desenhos que a Honeywell exportou ou transferiu para a China, de acordo com um documento de acusação. A liberação não autorizada de desenhos de peças e componentes para os motores do F-35, F-22 e Boeing B-1B “prejudicou a segurança nacional dos EUA”, disse o documento DDTC.
“Os problemas relatados pela Honeywell envolviam tecnologia que foi avaliada como tendo impacto na segurança nacional, embora esteja disponível comercialmente em todo o mundo”, disse um porta-voz da Honeywell. “Nenhum conhecimento detalhado de fabricação ou engenharia foi compartilhado.”
As violações de exportação de armas ocorreram em dois períodos diferentes, de acordo com o documento de acusação do DDTC. Em julho de 2015, a Cadeia de Abastecimento Integrada (ISC) da Honeywell Aerospace exportou desenhos com dados controlados pelos Regulamentos do International Traffic in Arms Regulations (ITAR) para a China e Taiwan. A Honeywell relatou outra série de violações do ITAR em outubro de 2018.
FONTE: Aviation Week