SNC protesta contra licitação da USAF para HH-60W Jolly Green II. A Sierra Nevada Corp (SNC) está contestando a intenção da USAF de terceirizar um contrato de US$ 980 milhões com a Sikorsky, para atualizações de helicópteros HH-60W Jolly Green II de Busca e Resgate em Combate (C-SAR). A informações foi divulgada pela Janes Defense nesta quinta-feira (07/05).
O protesto de licitação, apresentado no Tribunal de Reclamações Federais dos Estados Unidos, alega que a intenção da USAF de ser a fonte exclusiva deste contrato violou o Ato de Concorrência e Contratação (CICA), que exige uma concorrência plena e aberta para a aquisição de suprimentos e serviços por agências federais americanas.
Em seu protocolo de 19 de abril, a SNC disse que embora o CICA permita uma exceção para o uso de procedimentos competitivos quando houver apenas uma fonte fornecedora, uma agência deve primeiro fornecer uma oportunidade para todas as fontes os fornecedores apresentarem declarações de capacidade.
A agência deve então considerar essas declarações de capacidade antes de invocar a exceção à competição. A SNC alega que a USAF não cumpriu esses requisitos obrigatórios e que outras fontes fornecedoras, como a SNC, não tiveram uma oportunidade justa de concorrer ao contrato.
A SNC alega que a USAF justificou seu contrato de fonte exclusiva para Sikorsky, porque o tempo necessários para conduzir a licitação (cerca de dois anos) resultariam em atrasos nas atualizações de capacidade do HH-60W. No entanto, a Sierra Nevada disse que este argumento ignora os cerca de 17 meses que se passaram desde que a USAF publicou a relação de fontes solicitadas, em 01 de outubro de 2019. A USAF emitiu sua intenção de fornecer o contrato como fonte exclusiva para a Sikorsky em 11 de fevereiro.
O Sikorsky HH-60W Joly Green II é resultado do programa CRH – Combat Rescue Helicopter lançado em 2014, que objetiva substituir gradualmente os HH-60G Pave Hawk em missões SAR/C-SAR. Em 27 de fevereiro de 2020 a Sikorsky recebeu um pedido inicial da USAF, para produção de baixa intensidade de 12 helicópteros de HH-60W, evoluindo para um pedido total de 113 unidades, afim de equipar todas as unidades operacionais.
@FFO