Skyborg faz o primeiro voo a bordo do Kratos Mako. O Autonomy Core System (ACS) Skyborg, um pacote autônomo de hardware e software destinado a desenvolver o emprego conjunto de aeronaves tripuladas/não tripuladas pela USAF (Loyal Wingmen), realizou seu primeiro voo a bordo de um veículo aéreo Kratos UTAP-22 Mako no dia 29 de abril, a partir da Tyndall AFB, anunciou o Air Force Life Cycle Management Center announced (AFCMC).
O teste de 130 minutos ocorreu na Base Aérea de Tyndall, Flórida, e representou o primeiro marco da campanha de Autonomous Attritable Aircraft Experimentation (AAAx), disse o AFLCMC. Skyborg é um dos três programas “Vanguard” da USAF anunciados em 2019 como experimentos-chave para desenvolver tecnologias rapidamente avançadas. O Mako é um derivado do alvo aéreo BQM-167A.
Denominado “Marco 1” da campanha AAAx, o ACS executou uma série de comportamentos básicos necessários para caracterizar a operação segura do sistema. O ACS demonstrou capacidades básicas aeronáuticas e respondeu aos comandos de navegação, reagiu às geo-referencias, aderindo aos envelopes de voo da aeronave e realizou manobras coordenadas. Ele foi monitorado tanto por estações de comando e controle aerotransportadas e terrestres.
A missão foi realizada pela 96th Test Wing carried out the mission at Tyndall. O voo representa o “primeiro passo em uma maratona de crescimento progressivo da tecnologia Skyborg. Esses voos iniciais dão início à campanha de experimentação que continuará a amadurecer” disse Brig. Gen. Dale R. White, oficial executivo do programa para caças e aeronaves avançadas.
White descreveu o ACS como o “‘cérebro do sistema Skyborg”. O esforço do Skyborg busca integrar a autonomia de missão completa com veículos aéreos não tripulados de “baixo custo e atratividade”. Ele fornecerá a base sobre a qual a Força Aérea pode construir um sistema aerotransportado e autônomo, que se adaptará e se orientará no espaço de batalha tomando decisões em uma ampla variedade de missões. A tecnologia autônoma dos UAV está avançando em várias frentes. Em agosto de 2020, um programa de inteligência artificial derrotou um piloto humano em uma série de 50 combates simulados.
A Kratos descreve o Mako como tendo um desempenho “semelhante ao de um caça”, com um teto operacional de 50.000 pés e velocidade máxima superior a Mach 0,9. Ela também diz que o veículo pode apresentar “assinaturas flexíveis de radar”. A aeronave é lançada com auxílio de foguete a partir de um veículo terrestre ou plataforma, permitindo sua operação de locais sem pista e recuperação por paraquedas.
Fonte AFCMC
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