Egito assina contrato para 30 caças Dassault Rafale. Em 03 de maio, o Ministério da Defesa do Egito (MoD) confirmou a assinatura de um contrato com a França, para a aquisição de trinta caças Dassault Rafale. Conforme informações não oficiais, o negócio estaria avaliado em US$ 4,5 bilhões, e seria financiado por meio de um empréstimo a ser pago em no mínimo 10 anos.
Apesar das críticas, o presidente francês Emmanuel Macron, disse em dezembro do ano passado que não condicionaria vendas de armas ao Egito, para não enfraquecer a capacidade de combate ao terrorismo na região.
Conforme a Reuters, o acordo entre Paris e Cairo foi concluído no final de abril, quando uma delegação egípcia chegar esteve na capital francesa. O acordo também envolveria contratos adicionais de US$ 166 milhões com a MBDA e Safran Electronics & Defense, para o fornecimento de mísseis e equipamentos para os Rafale.
Em fevereiro de 2015, o Egito assinou um contrato para a aquisição de 24 Rafales, sendo oito aeronaves monoposto (EM) e dezesseis biplaces (DM). Um Rafale EM foi perdido em abril de 2019.
Em fevereiro de 2015, o Egito assinou um contrato para a aquisição de 24 Rafales, sendo 08 Rafales EM (monoplace) e 16 Rafales DM (biplaces). Um Rafale EM foi perdido em abril de 2019 em um acidente.
Atualmente a Al Quwwat Al Jawwiya Il Misriya possui uma frota de 23 caças Rafale EM/DM divididos no 34th Tactical Fighter Squadron – “Wolves” e 36th Tactical Fighter Squadron – “Lion”, ambos subordinados a 203th Tactical Fighter Wing Tática (203th TFW), sediados na Base Aérea de Gebel el Basur.
@FFO