Exército Australiano deve adquirir quatro CH-47F Chinook. Em 29 de abril, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de quatro helicópteros CH-47F Chinook para o Governo da Austrália. O contrato com valor estimado de US$ 259 milhões, será concretizado através do Programa de Vendas Militar Estrangeira (FMS) do governo americano. A Defense Security Cooperation Agency entregou a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda.
Estão envolvidos quatro helicópteros de carga CH-47F com modificações exclusivas solicitadas pela Austrália, e demais equipamentos e peças. Serão oito motores T55-GA-714A, cinco sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-57 (CMWS), oito GPS/INS/EGI+429, dois GPS EAGLE +429/INS/EGI). Também estão incluídos equipamentos de missão, comunicação, navegação, sobressalentes, ferramentas especiais e equipamentos de teste, treinamento, manutenção, suporte técnico e logístico a ser oferecido pelo governo dos EUA e seus parceiros.
A partir de 1974, a Força de Defesa Australiana operou 30 helicópteros Chinook das versões CH-47C (12), CH-47D (8) e CH-47F (10) por um longo período. Posteriormente eles foram repassados para a Real Força Aérea Australiana (RAAF) e Exército Australiano.
Atualmente o Exército Australiano opera uma frota de dez CH-47F Chinook (matrículas A15-301 à A15-310), baseados no Esquadrão C, do 5º Regimento de Aviação, no Quartel Garbut, em Townsville
@FFO