Índia mais próxima de arrendar um A330 MRTT francês. O Ministério da Defesa da Índia (MoD) está em negociações avançadas com o governo francês para arrendar uma aeronave Airbus A330 MRTT para a Força Aérea Indiana (IAF). Em 06 de fevereiro, noticiamos aqui no Site da RFA que a Índia estaria disposta a arrendar aeronaves de reabastecimento em voo da Airbus.
Atualmente a IAF possui seis reabastecedores russos Ilyushin Il-78MKI, operados pelo Esquadrão 78 “Valorous” MARS (Mid Air Refueling Squadron), sediado na Base Aérea de Agra. A frota estaria enfrentando sérios problemas de suporte técnico e manutenção, causando uma baixa disponibilidade operacional das aeronaves.
Em 2018, a IAF apresentou para o Ministério da Defesa um projeto de modernização da frota de Il-76MD e Il-78MKI, o que aumentaria a vida útil dessas aeronaves em mais de 15 anos. Durante a feira Aero Índia 2021, a Russian United Aircraft Corporation (UAC) sinalizou que considera a atualização dos aviões tanque Il-78MKI, mas o seu objetivo principal seria o contrato de atualização dos Il-76MD.
Diante deste impasse, a IAF solicitou informações para a Airbus e Boeing sobre os seus programas A330MRTT e KC-46 Pegasus, respectivamente. A Airbus foi mais rápida e, durante a durante a Aero Índia 2021, sentou à mesa de negociações com os indianos para novas rodadas de negociações, e parece que o projeto está evoluindo nesta direção.
A escolha pelo A330MRTT parece natural para os oficiais da IAF, tendo em vista a recente incorporação dos primeiros 18 caças franceses Dassault Rafale, que nos seus voos de translado deste a fábrica até a Índia, foram apoiados por reabastecedores da Airbus franceses e dos Emirados Árabes Unidos.
O futuro MRTT indiano deverá ser operado por militares da IAF, enquanto o treinamento e a manutenção seria responsabilidade da Armée de l´Air et de Espace (AAE). O arrendamento será feito governo a governo, com o IAF já emitindo uma solicitação de informações (RFI) para uma única aeronave, enquanto uma solicitação de propostas futura envolverá cinco MRTTs adicionais. O assunto foi discutido durante a visita do Marechal do Ar RKS Bhadauria à França na semana passada. O prazo de arrendamento será de dez anos.
@FFO