Lockheed Martin envia oferta final do F-35 para a Finlândia. O governo dos Estados Unidos e a Lockheed Martin, encaminharam hoje (29/04) uma proposta final e melhor (BAFO) do caça F-35 Lightning II para o para o Programa HX do governo finlandês, que objetiva a substituição da sua frota de caças F/A-18 Hornet.
A oferta do Lockheed Martin F-35 é um pacote total que inclui a aeronave e uma solução de sustentação adaptada para atender aos requisitos de segurança da Finlândia, para dar suporte as necessidades operacionais em um cenário de fronteira fechada. A proposta final (BAF) também inclui oportunidades inéditas para a indústria finlandesa trabalhar diretamente no desenvolvimento e produção do F-35.
“O F-35 proporcionará às indústrias finlandesas oportunidades de empregos de alta tecnologia que nenhum outro concorrente pode oferecer. O trabalho de produção continuará por mais de 20 anos, e o suporte às aeronaves continuará até a década de 2050. A Finlândia apoiará além dos seus próprios F-35, a frota global por meio do produção dos principais componentes”, disse Bridget Lauderdale, Vice-Presidente e Gerente Geral do Programa F-35.
Por meio de projetos de participação industrial indireta da produção do F-35, a Lockheed Martin também construirá parcerias com empresas finlandesas e instituições acadêmicas, que oferecem oportunidades focadas no desenvolvimento e avanço no segmento de segurança.
Com tecnologia stealth, velocidade supersônica, sensores avançados, capacidade de armas e maior alcance, o F-35 é a aeronave mais avançada e conectada do mundo, com alta capacidade de sobrevivênciao. É também a solução mais acessível para a futura frota de caças da Força Aérea Finlandesa, como o único caça de 5ª geração ao custo de aeronaves de 4ª geração.
Até o momento, o F-35 foi selecionado por 13 nações, operando em 27 bases, em nove países. Mais de 630 F-35 estão em serviço atualmente, com mais de 1.300 pilotos e 10.380 técnicos treinados na aeronave.
@FFO