Esquadrão Hórus completa 10 anos. No dia 29 de abril o 1º Esquadrão do 12º Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus da Força Aérea Brasileira (FAB), completou 10 anos.
Sediado na Ala 4, em Santa Maria/RS, o Esquadrão é o primeiro e o único a empregar exclusivamente Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) no âmbito da FAB, uma tecnologia nova e que ainda apresenta amplo campo para desenvolvimento.
Atualmente, o Esquadrão emprega as aeronaves Elbit RQ-450 Hermes e Elbit RQ-900 para cumprir as Ações de Reconhecimento Aeroespacial e Posto de Comunicação Aeroespacial.
A operação do ARP necessita de sistemas em solo que permitem o controle, telemetria e a recepção das imagens por meio de um sistema de enlace de dados. As aeronaves são comandadas por aviadores com experiência em aviões e helicópteros de combate, além de conhecimentos em missões militares e regras de controle do espaço aéreo. Os equipamentos para o controle (Sistema ARP), pode ser transportado por aeronaves C-130M Hercules e KC-390 Millennium, possibilitando ao Esquadrão Hórus a capacidade de deslocamento para qualquer região do país ou até no exterior.
Na mitologia egípcia, Horus, filho de Osiris, era o deus dos céus, o rei dos vivos. Uma divindade com cabeça de falcão e olhos que representavam o sol e a lua. Em português, o nome é escrito com acento, sendo essa a opção escolhida pela Força Aérea Brasileira.
@CAS