Nigéria teria recebido o terceiro caça JF-17 do Paquistão. Em 29 de abril, novamente o cargueiro Ilyushin IL-78 Midas, da Força Aérea do Paquistão (PAF), matrícula R09-001, pousou na Base Aérea de Base Aérea de Makurdi, na Nigéria. A aeronave possivelmente estava transportando o terceiro, e último caça JF-17 Thunder da Força Aérea Nigeriana (NAF).
As imagens do cargueiro paquistanês em Makurdi foram divulgadas nas redes sociais, e estão coerentes com os dados de rastreamento on-line, que mostram a aeronave voando do Paquistão em direção à África em 28 de abril.
Informações oficiosas dão conta que todos os três JF-17 que compõem este lote, foram entregues para a NAF. Conforme publicamos aqui no site da RFA, o primeiro JF-17 nigeriano teria sido entregue em 21 de março, pelo mesmo Il-78 (R09-001).
Em 2018, os governos do Paquistão e da Nigéria teriam assinado um contrato para a produção de três caças Pakistan Aeronautical Complex (PAC)/Chengdu JF-17. Conforme o jornal Pakistan Express Tribune, a quantidade efetivamente adquirida pelo governo nigeriano não foi divulgada, uma vez que os pagamentos não estariam sendo cumprindo na plenitude. Cabe salientar que desde meados do ano passado, pilotos nigerianos estão no Paquistão realizando treinamentos no JF-17.
A aquisição nigeriana dos jatos de combate multifuncionais JF-17 Thunder faz parte de um programa de modernização da frota em andamento que inclui a aquisição de oito helicópteros de ataque Mi-35M russos e 12 aeronaves A-29 Super Tucano de apoio aéreo aproximado dos EUA .
Os novos JF-17 deverão complementar a frota de F-7Ni da NAF, por conta das diversas perdas operacionais. Estima-se que cerca de um terço dos 15 F/FT-7Ni foram perdidos em acidentes. Os três futuros PAC JF-17, teriam as matrículas NAF-720, NAF-721 e NAF-722.
@FFO