• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Zimbábue teria recebido novo helicóptero presidencial

1 de maio de 2021
Zimbábue teria recebido novo helicóptero presidencial. Possivelmente seria um EC-225LP que serviu na presidência da Argélia (Foto: AvionsLegenderies).

Zimbábue teria recebido novo helicóptero presidencial. A Força Aérea do Zimbábue (ZAF) teria recebido um novo helicóptero presidencial. A aeronave deverá substituir o atual Aerospatiale AS5322 Cougar do Esquadrão 7, utilizado como transporte do Presidente Emmerson Mnangagwa.

O novo helicóptero teria chegado em 18 de abril, ao Aeroporto Internacional Robert Mugabe, da capital Harare, a bordo do Antonov An-124, matrícula RA-82077, da empresa russa Volga-Dnepr, procedente do Aeroporto Internacional Rzeszow-Jaslonka, na Polônia.

Fontes anônimas da ZAF relataram ao jornal estatal Herald, que a nova aeronave deverá substituir o atual Cougar presidencial, por conta de preocupações com a segurança operacional da antiga aeronave. Em agosto de 2023 ocorrerão eleições presidenciais e parlamentares no Zimbábue, o que demandará muitas viagens nacionais para o presidente
Mnangaga, motivo para a aprovação da aquisição do novo helicóptero.

Na cidade polonesa de Rzeszow, está localizada a empresa Heli-One, um grande centro de manutenção, revisão e reparos (MRO), especializada em helicópteros AS332L2, EC225, entre outros. Portanto, o novo helicóptero presidencial poderia ser um modelo usado e revisado pela Heli-One.

Suspeita-se que o helicóptero transportado até Harare, poderia ser um EC225 usado, porque na Heli-One estavam duas unidades H225 VIP, recebidos da Força Aérea Argelina como parte do pagamento de novos Leonardo AW101.

A ZAF possui uma frota antiga e defasada, com muitas aeronaves perdidas em acidentes ou paradas por falta de peças e manutenção, principalmente pelas sanções econômicas e embargo de armas impostos pelos EUA e União Europeia.

O mais recente acidente envolvendo uma aeronave da ZAF aconteceu no último dia 23 de abril. Um helicóptero Agusta Bell AB412, do Esquadrão 7 da Base Aérea de Manyame, caiu na região de Hukuru, matando os três tripulantes e uma criança no solo.

A crise econômica interna deixou o governo lutando para financiar a manutenção de ativos essenciais de defesa. A maioria dos 14 caças chineses Karakorum K-8, estão fora de serviço por falta de peças de reposição.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login