Eurofighter entrega sua oferta final à Finlândia. Em 29 de abril, o consórcio Eurofighter apresentou para o Ministério da Defesa da Finlândia (MDF), a sua melhor e última oferta (BAFO) para o programa do novo caça H-X, que objetiva a substituição dos F/A-18 Hornet finlandeses. A oferta do consórcio europeu chegou com a promessa de uma parceria duradoura, com empregos altamente qualificados e capacidade comprovada.
O programa HX Fighter foi estabelecido pelo MDF para substituir a frota de caças multifuncionais F/A-18C/D Hornet da Ilmavoimat , ou Força Aérea Finlandesa (FAF). Essas aeronaves estão se aproximando do fim da vida útil e tem a sua retirada de serviço até 2030.
A oferta do programa Eurofighter está embasado no apoio dos governos, forças aéreas e indústrias das nações que compõem o consórcio do caça europeu.
A proposta ofertada, inclui a possibilidade de empresas finlandesas participarem no desenvolvimento do futuro radar avançado para Eurofighter. Poderá ser aberta uma linha de montagem para a construção e manutenção de motores e projetos de pesquisa e
desenvolvimento. Esses projetos criarão empregos de alta qualidade e de longo prazo para a economia finlandesa.
Falando em um briefing para confirmar a apresentação da BAFO Eurofighter, Jeremy Quin, o Ministro de Aquisições de Defesa do Reino Unido, disse: “A oferta da Eurofighter representa o melhor pacote completo de parceria para a Finlândia. Está dentro do orçamento finlandês; oferece segurança logística por meio da participação industrial com empregos de alta tecnologia durante a vida útil da aeronave e oferece excelente capacidade militar, tudo sustentado por uma parceria de governo para governo”, disse Jeremy Quin.
Por sua vez, Benedikt Zimmer, Secretário de Estado da Defesa da Alemanha, informou que o investimento atual na frota da Luftwaffe, projeta o Eurofighter em operação por muitas décadas.
“Estamos comprometidos com o Eurofighter porque ele nos fornece robustez, confiabilidade, custos acessíveis e um alto grau de autonomia, especialmente na geração e análise de dados de missão. Com nossos aliados do Reino Unido, Itália e Espanha e nossa forte
indústria aeroespacial europeia, garantimos que o Eurofighter permanecerá pronto para os futuros desafios e novas tecnologias do sistema aéreo europeu”, disse Zimmer.
A Diretora Executiva da BAE Systems Air, Andrea Thompson, disse que a oferta do Eurofighter excedeu as metas de participação industrial estabelecidas pelo programa HX.
“Os empregos que estamos oferecendo são de alta qualidade e de longo prazo, equivalente a mais de 20 milhões de homens-hora ao longo de 30 anos, com o benefício indireto para a economia em geral, aumentando esse número ainda mais. Tenho orgulho de fazer parte da equipe que está encaminhando esta oferta para a Finlândia”, disse Thompson.
O Eurofighter Typhoon está sendo oferecido à FAF com uma série de armamentos que atualmente estão integrados. Entre eles estão o míssil ar-ar de curto alcance (ASRAAM) da MBDA, míssil ar-ar além do alcance visual (BVRAAM) Meteor, o míssil de cruzeiro Storm Shadow, míssil ar-ar de médio alcance (AMRAAM) Raytheon AIM-120 e a bomba guiada a laser Paveway IV. A oferta inclui os novos mísseis ar-superfície MBDA SPEAR (Select Precision Effects at Range), atualmente em desenvolvimento.
@FFO