F-35B RAF Marham: preparativos finais para o CSG 21. As equipes da RAF Marham estão fazendo seus preparativos finais para deixar as aeronaves Lockheed Martin F-35B do Esquadrão 617 prontas para zarpar como parte do Carrier Strike Group 21 (CSG21), a primeira comissão operacional do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08). Conforme anunciado pelo Secretário de Defesa esta semana, o CSG 21 capitaneado pelo R08 e seus navios de apoio viajarem mais de 26.000 milhas náuticas do Mediterrâneo ao Mar Vermelho, do Golfo de Aden ao Mar da Arábia, e do Oceano Índico ao Mar das Filipinas. O CSG irá inicialmente participar no exercício anual Joint Warrior da OTAN ao largo da costa da Escócia, que envolve aeronaves, navios e pessoal de toda a OTAN.
“Essa combinação de recursos militares multinacionais é uma conquista significativa para o Reino Unido e seus aliados. Compreende o maior grupo aéreo de caças de 5ª geração já colocado no mar, bem como a maior quantidade de helicópteros atribuídos a um Grupo de Trabalho britânico em uma década”.
Rt Hon Ben Wallace MP Secretário de defesa
O planejamento de logística para a implantação está em andamento na RAF Marham nos últimos seis meses para que os quatro F-35B estejam operacionais e prontos para as operações embarcadas. Os Lightning do 617 Sq irão operar ao lado dos F-35B da US marine Coprs (USMC) pertencentes ao VFMA-211. A operação do Lightning só será possível com o apoio do 617 Squadron Mission Support Flight (MSF), que permitirá o suporte as atividades manutenção e e planejamento das missão.
“Temos que garantir que nossos pilotos tenham tudo de que precisam para estar prontos para cumprir qualquer missão que lhes seja atribuída. Todo e qualquer membro destacado, seja da RAF, da Marinha Real ou contratado civil, permite que a missão seja bem-sucedida. A atmosfera no esquadrão é um tanto agitada, mas há, sem dúvida, um burburinho muito animado”.
Oficial de Comando 617 MSF
@CAS