Acidente com warbird Hawker Sea Fury no Reino Unido. Em 28 de abril, o warbird Hawker Sea Fury T.20 G-RNHF (VX281) da British Navy Wings, realizou um pouso forçado em um campo próximo da Estação Aérea Real Naval (RNAS) de Yeovilton, no Reino Unido.
A aeronave, registo civil G-RNHF, código militar VX281 (c/n ES3615), sofreu uma pane de motor em um voo de treinamento de rotina. Durante o procedimento de emergência, o motor se separou da fuselagem e o Sea Fury parou de dorso no gramado. Ambos os pilotos foram levados para o Hospital Distrital de Yeovil, para avaliação médica e passam bem. A causa está sob investigação da CAA e do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos.
Entregue à Royal Navy em 1950, o Sea Fury T.20 G-RNHF (VX281) foi a segunda de 60 aeronaves deste modelo, construídas como treinadores de armas para o Fleet Air Arm do Reino Unido. Ela serviu nos Esquadrões Aéreos Navais 736 e 738 da RNAS Culdrose. Em 1963 ele foi vendido para o governo da Alemanha Ocidental. Em 2007 ele foi adquirido de uma instituição de caridade americana (N281L), e restaurado com as marcas de um Sea Fury F.10 monoplace, do Esquadrão Aéreo Naval 799, da RNAS Yeovilton de 1949.
Este não foi o primeiro acidente do VX281. Em 2014, a aeronave sofreu uma falha de motor durante uma exibição no RNAS Culdrose Air Day, onde o piloto conseguiu retornar e pousar com segurança. Ela voltou a voar após uma ação realizada pela British Navy Wings, que arrecadou £ 200.000 para comprar um novo motor Centaurus 18.
Até 2018 o XV281 foi emprestado para a Royal Navy Historic Flight (RNHF), através de um memorando de entendimento entre a British Navy Wings e o Comando da Royal Navy. Em março de 2019 o acordo findou e o Sea Fury voltou para a British Navy Wings.
@FFO