FAP apresenta F-16AM para o Tiger Meet 2021. Entre os dias 02 e 14 de maio, a Base Aérea Nº 11 da Força Aérea Portuguesa (FAP), em Beja, vai receber o NATO TIGER MEET 2021 (NTM 2021). Esta edição do exercício internacional estava planejada para o ano passado, mas foi cancelada devido à pandemia do Corona vírus.
O NTM 2021 deverá contar com a participação mais de cinquenta aeronaves, de nove Esquadrões “Tiger”, de oito forças aéreas de países diferentes. Como tradição, as unidades que participam do “Encontro dos Tigres”, aplicam uma pintura especial em uma das aeronaves enviadas para o exercício.
Para o NTM 2021, a anfitriã aplicou uma pintura especial em dos seus Lockheed Martin F-16AM Figthining Falcon. A aeronave do Esquadrão 301 – Jaguares, matrícula 15116 (c/n AA-16) recebeu, obviamente, uma pele de jaguar ao invés de um tigre.
O Tiger Meet da OTAN terá menos participantes este ano do que o normal nos anos anteriores. Estão registados como participantes ativos unidades de Portugal, Grécia, Itália, Holanda, Suíça, Polônia e Espanha. A Marinha dos Estados Unidos, a OTAN, o Armée de l’Air et de l’Espace francês e a Força Espacial dos Estados Unidos também confirmaram sua participação no encontro.
A FAP vai organizar dois dias para receber “spotters”, que devido às restrições sanitárias, deverão acontecer sob condições estritas, e com número máximo de 300 participantes em cada dia.
O foco do Exercício é o treinamento conjunto de várias forças aéreas com diferentes aeronaves. Este ano, além das sessões de treinamento habituais em formações maiores, o programa Tiger Meet também inclui missões contra alvos marítimos, exercícios de resgate de reféns e exercícios de combate aéreo para várias aeronaves.
@FFO