US Navy envia P-8A para buscas ao submarino indonésio desaparecido. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) enviou uma aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon para as buscas ao submarino KRI Nanggala (402), da Marinha da Indonésia desaparecido desde o último dia 21 de abril.
Os EUA se unem à Austrália, Índia, Malásia e Cingapura, que juntamente com a Indonésia, reunem esforços para localizar o Nanggala no menor tempo possível. Foram enviados sistemas especializados de resgate em alto mar, para tentar encontrar a embarcação submersa, e resgatar os seus 53 tripulantes. Conforme as autoridades navais da Indonésia, o Nanggala teria oxigênio suficiente até a tarde deste sábado (24/04).
O General Achmad Riad, porta-voz do Centro de Informação das Forças Armadas da Indonésia, confirmou em entrevista coletiva que o P-8A americano deveria chegar à região no final de hoje.
A área de busca sfica a aproximadamente 40 quilômetros ao norte da praia de Celukan Bawang, em Bali. Neste local foram localizadas manchas de óleo e fortes indicações magnéticas, com indícios da presença de um grande objeto de metal na área. Quando desapareceu, o Nangalla realizava um exercício de treinamento com torpedos, em uma região próxima de 96 quilômetros ao norte da ilha de Bali.
O P-8A da US Navy é uma importante plataforma de reconhecimento aéreo, capaz de cobrir uma ampla área e permanecer no local por longo tempo de operação. O sistema de sonobóias dos P-8A podem detectar e rastrear objetos submersos, exatamente como o Nanggala. Os Poseidons já atuaram em vários esforços de busca e resgate na região do Pacífico, incluindoo voo MH370 da Malaysian Airlines desaparecido em 2014 e a busca por um F-35A Joint Strike Fighter japonês perdido em 2019.
O Departamento de Defesa da Austrália anunciou que a fragata HMAS Ballarat da Marinha Real Australiana, equipada com um helicóptero MH-60R Seahawk embarcado, e o navio de reabastecimento de frota, HMAS Sirius, estavam a caminho de Bali. A fragata HMAS Ballarat conta com um sistema de sonar fixo, capacidade de lançar um conjunto de sonares rebocados, além de contar com os sonares de imersão que são lançados pelo Seahawk. Operando em conjunto, tanto o navio quanto o seu helicóptero fornecem consciência situacional adicional nas buscas ao Nangalla.
Cingapura envio o navio de resgate e apoio submarino MV Swift Rescue, que tem uma tripulação mista de militares da Marinha de Cingapura e contratados da empresa Swire Pacific Offshore Operations. Este navio está equipado com o Deep Search And Rescue Six (DSAR 6), um veículo de resgate submerso de profundidade (DSRV), projetado para mergulhar até 500 metros, e capacidade para dois tripulantes e 15 ocupantes. Além disso, o MV Swift Rescue pode lançar veículos não tripulados operados remotamente (ROV), capazes de operar em grandes profundidades e capacitados para limpar escombros.
Fabricado em 1977 pela empresa alemã Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW), e comissionado em 1981, o submarino de ataque diesel-elétrico KRI Nangalla (402), era um dos dois da classe Cakra operados pela Marinha da Indonésia. Tem comprimento de 59,5 metros, deslocamento de 1.390 toneladas (mergulhado), e quando preparado pode ficar até 50 dias submerso. No dia do desaparecimento, o Nagalla era comandado pelo Tenente Coronel (P) Heri Octavian, em missão de treinamento com torpedo (SUT). A tripulação de 53 pessoas a bordo, por motivos não divulgados, era superior ao especificado para a embarcação.
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