50 mil rádios Collins ARC-210 entregues à frota da USN. A Marinha Americana comemorou a entrega do rádio aerotransportado ARC-210 número 50.000 para a sua frota em 5 de abril. O ARC-210 é o rádio embarcado tático mais amplamente utilizado no mundo, operando em mais de 200 aeronaves em mais de 50 países. Sua mais nova versão traz as mais recentes tecnologias de criptografia e anti-jam do mercado.
O escritório do Air Combat Electronics Program (PMA-209) do Naval Air Command (NAVAIR) gerencia o programa ARC-210 e comemorou esse marco com o seu parceiro de longa data, Collins Aerospace, sediada em Cedar Rapids, Iowa.
Como as necessidades da Marinha mudaram ao longo dos anos, este rádio também evoluiu. O ARC-210 é o padrão para comunicações multibanda e multimodo e desempenha um papel fundamental ao permitir que as forças combinadas e de coalizão se comuniquem em vários teatros de operações em todo o mundo.
Ele foi o primeiro rádio aerotransportado tático a incorporar criptografia e operação de modem para suportar comunicações por satélite em aeronaves táticas. Os rádios ARC-210 transmitiram milhões de mensagens críticas no ar e no mar, missão após missão.
Agora disponível em sua sexta geração, o ARC-210 RT-2036 traz as mais recentes tecnologias de criptografia e anti-congestionamento, além de integrar formas de onda de rede de última geração.
O rádio ARC-210 tem a mais ampla faixa de frequência de qualquer rádio aerotransportado tático e inclui aqueles usados por socorristas civis, permitindo a interoperabilidade de comunicações por aeronaves militares e da Guarda Nacional em emergências, como furacões e combate a incêndios florestais.
“Estou extremamente orgulhoso do governo e da equipe Collins por atingir esse marco, mas, mais importante, por continuar a fornecer essa capacidade crítica para a frota. O ARC-210 é um rádio definido por software programável em campo que nos permite manter uma configuração de hardware enquanto adicionamos novos recursos por meio de atualizações de software”,
Capitã Margaret Wilson – Gerente do programa PMA-209.
@CAS