• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Leonardo fornecerá sistemas SDR para frota E-3A da OTAN

22 de abril de 2021
Leonardo fornecerá rádios SDR para frota E-3A da OTAN. A Boeing está realizando um programa de atualização visando a extensão operacional das aeronaves até 2035 (Foto: OTAN).
Leonardo fornecerá sistemas SDR para frota E-3A da OTAN. A Boeing está realizando um programa de atualização visando a extensão operacional das aeronaves até 2035 (Foto: OTAN).

Leonardo fornecerá sistemas SDR para frota E-3A da OTAN. A empresa Leonardo, foi contratada pela Boeing para fornecer equipamentos rádio definido por software (SDR), para a frota de aeronaves E-3A AWACS da OTAN. O anúncio foi realizado pela empresa italiana em 14 de abril.

A Boeing está executando a modernização da frota AWAC da OTAN, através do Programa de Extensão de Vida Útil Final (FLEP), com objetivo de manter a sua operacionalidade até 2035. A Leonardo se une ao FLEP, equipando as aeronaves de Sistema Aéreo de Alerta e Controle, com os seus equipamentos rádio digitais SWave Airborne SDR SRT-800. Este novo sistema, capacitará os E-3A com canais de conexão ar-ar e ar-solo, com modernos sistemas de segurança e ciber-resiliente. Essa segurança está se tornando cada vez mais crítica nas operações militares, pois os ataques cibernéticos são uma ameaça contínua.

Com dimensões e peso pequenos, baixo consumo de energia elétrica e alta potência, o SRT-800 pode ser instalado na grande maioria das aeronaves civis ou militares, de asas fixa ou rotativas, tripuladas ou não. Um único SDR SRT-800 substitui vários conjuntos de equipamentos tradicionais, que comumente são montados em unidades separadas, incluindo rádios UHF, VHF, SATCOM, SINCGARS e equipamentos de criptografia.

O Boeing integrará o SDR SRT-800 ao sistema de missão das aeronaves E-3A. Como os rádios são definidos por software, eles podem ser completamente reconfigurados quando necessário por meio de uma atualização de software, sem a necessidade de modificar o hardware. Isso torna os rádios extremamente versáteis, pois podem ser modificados de forma simples, econômica e compatíveis ao padrão Software Communications Architecture (SCA) de máxima flexibilidade.

Originalmente projetado como uma plataforma de radar aéreo, o E-3A Sentry evoluiu ao longo de 30 anos para lidar com mudanças das realidades geopolíticas. A Força de Alerta e Controle Aéreo Antecipado da OTAN, se tornou parte essencial da capacidade de gestão de combate aéreo da Aliança e continua a permanecer operacionalmente relevante por meio de sucessivos programas de modernização. O retrofit das aeronaves, com a instalação do SWave Airborne SDR SRT-800 da Leonardo, garantirá que a frota AWACS da OTAN continue em operação com links de dados criptografados e ciber-resiliente até o final da vida útil das células.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login